GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ulisses

James Joyce

NOME ORIGINAL_Ulisses (Irlanda)
EDIÇÃO NO BRASIL_Civilização Brasileira; 2000


DO QUE TRATA

O livro se passa em um dia (mais precisamente o 16 de junho de 1904) na vida de Leopold Bloom, irlandês de Dublin, tendo como paradigma a Odisséia de Homero. Leopold representa Ulisses. São 18 capítulos, um para cada hora do dia. Cada capítulo tem um estilo literário, refere-se a um episódio específico da Odisséia e está associado a uma cor, ciência ou órgão do corpo.

QUEM ESCREVEU

A falência da família marcou a infância de Joyce (1882-1941). Em 1904, conheceu a camareira Nora Barnacle, que se tornou sua mulher. O primeiro encontro deles ocorreu em 16 de julho, a data em que se passa Ulisses.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Joyce radicaliza a narrativa. Mistura fala coloquial com referências eruditas e transfere a ação para o pensamento dos personagens. Com ele, começa a se delinear a fragmentação do sujeito contemporâneo diante de um mundo marcado pela crítica radical às idéias de homem, cultura e sociedade presente nas teorias de Freud, Nietzsche e Marx.

O dia 16 de junho é comemorado em todo o mundo, inclusive no Brasil, por escritores, leitores, críticos e amantes de Joyce. A data é conhecida como Bloomsday.