PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A enciclopédia caótica

Viajante contumaz e apaixonado por digressões, Heródoto alonga-se por páginas e páginas na descrição de terras longínquas, costumes inacreditáveis e meticulosas genealogias.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 jul 2002, 22h00

Francisco Botelho

Escrita no século V a.C., a História, de Heródoto (Prestígio), é a mais antiga obra-prima conhecida da prosa européia – até então, a poesia era a forma obrigatória da boa literatura. O objetivo declarado do livro é expor as origens e o desenvolvimento das Guerras Pérsicas, nas quais as pequenas Cidades-Estado da Grécia derrotaram o gigantesco império de Dario e Xerxes; o autor, entretanto, não parece muito preocupado em respeitar a delimitação do seu tema.

Viajante contumaz e apaixonado por digressões, Heródoto alonga-se por páginas e páginas na descrição de terras longínquas, costumes inacreditáveis e meticulosas genealogias; a extensão do seu furor enciclopédico vai desde a morfologia dos nomes persas até a fauna dos desertos da Líbia. Em meio a essa fascinante confusão, encontram-se momentos de intrigante beleza dramática – como a parábola do rei Creso e a magnífica descrição da batalha das Termópilas.

Jorge Luis Borges escreveu, certa vez, que a obra do historiador britânico Edward Gibbon (Declínio e Queda do Império Romano) deveria ser lida como um imenso romance, tendo por personagens as gerações humanas e o tempo como única medida. O mesmo poderia ser dito a respeito da História. Além de ser o primeiro estudo “investigativo” na historiografia ocidental, a obra de Heródoto oferece a visão de um mundo vívido e quase fabuloso, que bem poderia ter saído da imaginação de um exaltado ficcionista.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.