Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A União Européia

E em 1986 as fronteiras comerciais ruíram, com livre circulação de dinheiro, trabalhadores e bens.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h24 - Publicado em 31 jan 2006, 22h00

Olavo Bittencourt e Alexandre Queiroz

1. Quem começou?

França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e a antiga Alemanha Ocidental, em 1951. A idéia era só colocar a exploração de recursos minerais nas mãos de uma autoridade supranacional que ouvisse os interesses de todos. Seis anos depois, surgia a Comunidade Econômica Européia (CEE), reduzindo tarifas alfandegárias dos membros. E em 1986 as fronteiras comerciais ruíram, com livre circulação de dinheiro, trabalhadores e bens. Isso foi o embrião da UE, que nasceu em 1992 com o objetivo de viabilizar o euro.

2. Quais são os membros hoje?

Há 17 países da Europa Ocidental: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Suécia e Reino Unido. Mais 8 do Leste Europeu, que entraram em 2004: Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia e República Tcheca.

3. Todos têm os mesmos direitos?

Não. Cada país tem uma legislação específica sobre aceitar ou não trabalhadores do Leste Europeu. Na França, por exemplo, um cidadão da UE nascido na Estônia sofre as mesmas restrições para arranjar um emprego formal que um brasileiro.

Continua após a publicidade
Publicidade