Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Cães de Guerra – Animais explodiram a Divisão Panzer

Chips até recebeu medalha por "eliminar um ninho de metralhadoras" do inimigo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 14 abr 2012, 22h00

Até os cachorros deram sua valorosa contribuição. Alguns tiveram sua história registrada para a posteridade ao praticar atos heroicos – como desarmar bombas, farejar inimigos e salvar a vida de soldados. Desde então os EUA usam cachorros como uma espécie de força auxiliar dos soldados. Segundo a revista Foreign Policy, as Forças Armadas americanas empregam hoje 28 mil cães em suas unidades. O cão Chips, cruzamento de husky e collie que atuou como sentinela na Sicília, na Itália, entre 1942 e 1944, chegou a ser condecorado com a medalha Estrela de Prata por “eliminar um ninho de metralhadoras e render seus operadores” em 1944. Por causa da façanha, Chips foi levado à presença do presidente americano Dwight Eisenhower e do premiê britânico Winston Churchill.

A Marinha Real Britânica deve muito a Judy, uma cadela que acompanhava seus navios. Ela ficou famosa por ajudar os náufragos do HMS Grasshopper, bombardeado pelos japoneses na Indonésia. Foi o único animal feito prisioneiro pelo Exército japonês durante o conflito. Outro cão herói foi o yorkshire terrier Smoky, que serviu com a Força Aérea americana, tendo participado de mais de 12 missões.

Ameaçados pela Divisão Panzer, dos tanques alemães, os militares da extinta URSS usaram 40 mil “cães suicidas” para conter o avanço do inimigo. Com bombas presas a seus corpos, os animais se explodiam em contato com os tanques. Outros eram usados em missões de comunicação. Para evitar interceptações nas transmissões de rádio, americanos e britânicos usavam cães yorkshire para levar bilhetes e ordens por túneis nos quais só eles eram capazes de passar. Depois usaram “cães de ligação”, que, além de transportar mensagens na coleira, levavam um pombo-correio no colete para a resposta.

A ONG Animal Aid, da Inglaterra, inaugurou em 2010 o monumento Animals in War Memorial, em Londres, para homenagear os bichos-heróis.

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.