GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientologia

Bruno Vieira Feijó

Ciento… o quê?

Cientologia é uma igreja fundada em 1954 pelo americano L. Ron Hubbard, autor de ficção científica e de obras que pregam a imortalidade e o poder da mente. Entre seus seguidores estão astros como Tom Cruise . Apesar de não se considerar uma religião e permitir que os fiéis freqüentem outros cultos, a cientologia realiza vários rituais, como batismo e casamento.

O que ela prega?

Nós somos uma reencarnação de espíritos alienígenas transportados para a Terra há milhões de anos por um líder intergaláctico do mal. Só por meio dos cursos e sessões de purificação oferecidos pela religião, podemos superar traumas, fobias e vícios herdados de vidas passadas e obter saúde e sucesso nos negócios.

O que condena?

Entre outras coisas, as teorias de Freud, o uso de antidepressivos e as intervenções cirúrgicas, que “violam os direitos humanos”.

Quais as críticas a ela?

A principal diz que os líderes são picaretas cujo objetivo é arrancar dinheiro dos incautos. Os cursos são pagos . E caros. A igreja ainda é acusada de distorcer informações (por exemplo, ela teria comprado grandes quantidades do livro Dianética, de autoria de Hubbard, por 4 décadas, a fim de mantê-lo na lista dos mais vendidos) e de recrutar artistas para promover suas crenças.