Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cigarro

O hábito de fumar era um caminho para falar com Deus

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 31 Maio 1991, 22h00

Milênios antes de ser bombardeado por campanhas antitabagistas, o ato de fumar era uma das formas mais sagradas de o homem se comunicar com seus deuses. Não se tem certeza exatamente de quando (entre 8 mil e 2 mil anos atrás) e como (mascando, cheirando, fumando) surgiu o hábito de consumir folhas de tabaco, mas é certo que nasceu com a mágica dos xamãs e com os rituais das tribos indígenas andinas e norte-americanas. Além de compartilharem o chamado cachimbo da paz como uma sociabilização, esses povos acreditavam que a fumaça levava as preces até o céu.

Após a descoberta da América, o uso da planta se espalhou pelo mundo e rapidamente se tornou popular. Da década de 1940 até os anos 70, fumar era considerado glamouroso, principalmente graças ao cinema. Até hoje astros como James Dean e Humphrey Bogart (que, aliás, morreu de câncer no pulmão) são lembrados com seus inseparáveis cigarros nas mãos.

Mas o ataque à indústria do tabaco começou nos anos 80, com a geração saúde e após denúncias de casos de câncer provocados pelo vício. Em países como os EUA, sede dos maiores fabricantes de cigarros do planeta, leis baniram esse produto em bares, restaurantes e locais públicos. Mais do que uma questão social, fumar é hoje considerado um problema de saúde pública, já que provoca uma série de doenças que matam os viciados e custam fortunas aos cofres nacionais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.