Como sobreviver a um desastre natural
Os desastres quadruplicaram nos últimos 20 anos. Você vai querer estar preparado
Deslizamento de terra
1. Fique acordado
Muitos dos deslizamentos acontecem enquanto as pessoas estão dormindo. Chuvas que duram a noite toda são o indício mais grave de que ele pode acontecer.
2. Aumente a atenção
Fique atento aos sons de árvores quebrando ou pedras rolando terreno abaixo. Isso acontece quando a terra vira lama e arrasta tudo que está pela frente.
3. Vire uma bolinha
Se não há mais o que fazer, e você está no meio da muvuca, coloque sua cabeça no chão e a proteja com suas mãos. A posição acima resguarda suas partes mais frágeis.
Furacão
1. Corra para baixo da terra
Encontre um lugar seguro. Melhor ainda se for um porão, sem janelas que dêem para fora de casa. O furacão só atinge áreas externas, portanto, nada de entrar em um prédio.
2. Vire uma bolinha
Podemos prever o fenômeno com até 5 dias de antecedência. Mas, quando ele acontece, não há muito o que fazer. Depois que estiver em local seguro, vá para o chão.
3. Tape o nariz
Coloque um tecido cobrindo boca e nariz. Estruturas colapsadas deixam partículas sólidas no ar que podem se depositar nos seus pulmões, dificultando a respiração.
Terremoto
1. Vire uma bolinha
Ainda é muito difícil prever um terremoto. Se ele acontecer, vá imediatamente para baixo de uma estrutura resistente, como uma mesa. A posição é uma só.
2. Faça silêncio
Não adianta gritar. No meio do barulho você não será ouvido. Espere o caos diminuir e verifique se alguém se aproxima. Se sim, comece a gritar para que o localizem.
3. Disque 193
Se não estiver preso, pegue o celular e ligue para o bombeiro. Fale pouco para não acabar a bateria. Explique onde estava quando o desastre aconteceu e espere pelo resgate.
Fontes: Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo e World Meteorological Organization.