Como vencer uma eleição
Em 64 A.C., Marco Túlio Cícero disputou o cargo de Cônsul de Roma, o mais alto do Império. Sua campanha contou com dicas de, digamos, marketing político elaboradas pelo irmão, Quinto Cícero. Marco Túlio ganhou a eleição. Agora, dois mil anos depois, as ideias de Cícero inspiram este Manual
1. Patrulhe os inimigos
“Não há eleição sem subornos. Mas, se mostrarmos que estamos vigiando, o temor que seus adversários terão de sofrer uma ação legal inibirá a compra de votos.”
2. Não caia em tentação
“Roma é cheia de corrupção e vícios. O povo o apóia por achar que você não está envolvido em escândalos. Continue nesse caminho.”
3. Esconda seus defeitos
“Se lhe falta alguma qualidade, saiba qual ela é e finja possuí-la. Apesar de a natureza humana ser forte, a eleição é um negócio que dura poucos meses. É possível disfarçar por esse tempo.”
4. Fique do lado dos poderosos
“Mostre à nobreza que você está com ela. Se em alguns discursos você parecer estar ao lado dos populares, deixe claro que foi apenas para conseguir votos.”
5. Ataque os adversários
“Leia e releia todas as acusações contra seus oponentes. E mostre aos eleitores que você é diferente dos seus adversários, corruptos e depravados.”
6. Prometa
“Homens são mais sensíveis às palavras que a serviços verdadeiros. Ouça o que os eleitores querem e prometa cumprir. Não prometer é pior que não cumprir.”
7. Trate bem os amigos
“Repare que a palavra amigo tem uma aplicação mais ampla durante a eleição. Mesmo aqueles a quem você apenas apertará a mão são seus amigos.”
8. Cobre dívidas
“Mostre aos eleitores que a eleição será uma oportunidade única para aqueles em débito com você demonstrarem gratidão.”
Fonte: Commentariolum Petitionis, de Quinto Cícero.