GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões do THC a FHC

Rodrigo Rezende

THC

Entre as mulheres da Idade Média, o THC (tetrahidrocanabidiol, princípio ativo da maconha) era considerado um remédio milagroso: servia para tratar cólicas, aliviar as dores do parto e até desencalhar solteironas. Mas no século 18 começou a circular um boato que detonou a reputação da Cannabis: quem fuma maconha é…

ASSASSINO

“Assassino”. Essa palavra se originou no nome da seita Hashishyya, formada por árabes que usavam haxixe (uma maconha com mais THC) e saíam matando cristãos. Parece difícil de acreditar? A associação entre maconha e homicídio era pura invenção que alguém criou e espalhou pela França para constranger as tropas de…

NAPOLEÃO

Logo que os soldados de Napoleão invadiram o Egito, em 1798, aproveitaram para provar aquela erva mágica de que falava o livro As Mil e Uma Noites. Eles adoraram os efeitos do haxixe, e das trincheiras napoleônicas a droga foi direto para o mundinho dos intelectuais franceses. Onde ganhou um grande fã:

BAUDELAIRE

“O haxixe torna o indivíduo inútil para a humanidade, e a sociedade desnecessária para o indivíduo”. O autor dessa frase, o poeta francês Charles Baudelaire, usava o narcótico como inspiração para escrever sobre angústia, sexo e morte. Ele ajudou a popularizar o haxixe na elite intelectual da Universidade de Paris, de onde veio…

FHC

Ex-professor da Sorbonne e ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso adotou nova bandeira: a descriminalização da maconha, que propõe no novo documentário Quebrando o Tabu. Havendo a descriminalização, a maconha poderia voltar a ser usada como faziam as mocinhas medievais – com fins medicinais.