GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da boca ao bambu

Texto Rodrigo Rezende

Boca

Em boca fechada não entra mosquito. Mas o que sai de uma boca aberta não é muito diferente do zunzunzum de um pernilongo. Ambos os sons são produzidos pelo mesmo processo físico: o atrito com o ar, que é o “pai” das ondas sonoras. “Mas, se os dois barulhos são gerados do mesmo jeito, não seria possível criar uma espécie de boca artificial, capaz de reproduzir qualquer som?” Foi o que pensou…

Alexander Graham Bell

O inglês era praticamente obcecado com a idéia. Ainda criança, dissecava ovelhas para entender como o som era produzido. A grande sacada de Bell veio quando surgiu o telégrafo: “Se é possível passar uma mensagem por um fio, por que não fazer o mesmo com a voz?” Trancou-se no laboratório e só saiu em 1876, quando deu à luz o…

Telefone

Por que Bell quebrou a cabeça até criar uma das invenções mais revolucionárias da humanidade? Se você pensou “por grana e fama”, errou. O motivo pelo qual Bell transformou a vida moderna era outro: ganhar o direito de casar com Mabel, uma menina surda e filha de um banqueiro milionário. Razão bem mais nobre que as que moviam o homem que tirou uma grana às custas do invento de Bell…

Thomas Alva Edison

“Ele tem um vácuo no lugar da consciência”, dizia William Orton, presidente da Western Union, a respeito de Edison. Orton pagou milhões a ele pelo aperfeiçoamento do telefone de Bell. Foi o início da carreira de um cientista obcecado em desenvolver a luz elétrica. Na tentativa de criar a lâmpada, Edison usou de tudo como filamento: platina, níquel, papel, cortiça, algodão.? Mas sabe com o que funcionou? Com o…

Bambu

O bambu de Edison brilhou por 1 500 horas. Mas depois foi ofuscado por um liga de metal, que funcionou melhor. “E o bambu?” Se eu fosse você, não perguntaria. Silvio Santos perguntou a uma menina na TV ao vivo e aprendeu uma lição: em boca fechada não entra mosquito, mas da boca aberta de uma criança podem sair rimas impublicáveis. (Se não entendeu, digite “silvio santos bambu” em youtube.com.br.)