GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Das Termópilas a Tom Cruise

Texto Reinaldo José Lopes

Termópilas

É um desfiladeiro da Grécia onde, em 480 a.C., um pequeno exército liderado por 300 espartanos resistiu durante 3 dias a 200 000 soldados do rei persa Xerxes. Os espartanos foram traídos e morreram lutando até o último homem. Mas seu exemplo inspirou os gregos a finalmente derrotar o invasor. A vitória grega possibilitou o florescimento da…

Democracia

Se os persas vencessem, a cidade grega que mais teria a perder seria Atenas. Xerxes tinha iniciado sua expedição justamente para instalar um governo tirânico entre os atenienses. Salva, Atenas avançou na implementação do primeiro governo democrático da história, com participação direta do povo. A experiência inspirou a fundação dos…

EUA

A guerra de independência das colônias britânicas na América do Norte a partir de 1776 levou à criação do primeiro Estado moderno a adotar critérios democráticos como os de Atenas. A coisa deu tão certo que o país começou a se expandir bem além das fronteiras originais. Em 1803, por exemplo, os americanos negociaram a compra de um imenso território, a…

Louisiana

O nome, uma homenagem ao rei Luís 14, era dado às terras da França na América do Norte, que hoje acomodam 7 estados americanos inteiros e partes de mais 8. Napoleão vendeu esse latifúndio aos EUA em 1803 por apenas US$ 200 milhões (em valores atuais), ou US$ 1 por campo de futebol de terreno. Com sua aristocracia afrancesada, a Louisiana era o refúgio do vampiro Lestat, personagem da escritora Anne Rice, encarnado depois no cinema por…

Tom Cruise

Depois de chupar muito sangue no filme Entrevista com o Vampiro, Cruise interpretou um militar americano que vai até o Japão e se une a uma rebelião contra o imperador em O Último Samurai. E, como bom exemplar da tradição democrática, o personagem dele, Nathan Algren, inspira sua estratégia de guerra no Japão em uma velha batalha da Grécia antiga: a das Termópilas.