Datas comemorativas: ganhe um dia
As datas comemorativas que vão marcar o mundo em 2006 - e as dicas para inventar a sua própria.
Marcelo Bortoloti
Das festas divulgadas por e-mail aos protestos internacionais contra a guerra no Iraque, está mais do que provado que a internet consegue criar movimentos de massa. Mas para que ficar em eventos isolados quando se pode dar origem a uma tradição? É por isso que várias páginas tentam tirar dos governos a exclusividade de dizer o que é ou não uma data comemorativa. Vale qualquer coisa: invente um motivo, escolha um dia, divulgue e saia festejando. Só não garante dispensa do trabalho.
Dia Mundial de Ficar Careca
Quando: 14 de outubro.
Como celebrar: Se você usa peruca, liberte sua falta de cabeleira. Se tem cabelo, pode raspá-lo para engrossar a marcha dos cabeças-peladas e fomentar o orgulho careca.
Dia sem Calça
Quando: 5 de maio.
Como celebrar: Criado na Inglaterra, é um protesto contra a opressão da calça comprida. Todo mundo deve sair às ruas de bermuda, short ou mesmo de ceroula.
Dia Mundial do Pulo
Quando: 20 de julho, às 8h39min13s.
Como celebrar: Pule o mais alto que puder. Os organizadores garantem que, se milhões de pessoas fizerem isso, elas alteram a órbita da Terra e melhoram o clima no mundo. Para os físicos, a idéia não tem nenhum fundamento científico.
Dia Mundial do Cumprimento
Quando: 21 de novembro.
Como celebrar: Nesta data, diga “olá” para 10 pessoas que você não conhece. Promovido desde 1973, a data gera milhões de “olás” em 180 países.