Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Democracia

Monarcas deram a idéia. E perderam a autoridade

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Foi na Grécia antiga que surgiu um dos conceitos mais importantes da humanidade: a democracia. Em Atenas, por volta do século 7 a.C., os cidadãos livres reuniam-se para discutir e tomar decisões que afetavam toda a comunidade. A essa forma de participação coletiva deu-se o nome de democracia, palavra que tem origem nos termos gregos demos (povo) e cracia (governo), ou seja, governo do povo. Por uma questão numérica, as democracias modernas transferiram o poder de decisão para um grupo menor de pessoas – a democracia indireta e representativa. Esse tipo de representação surgiu na Idade Moderna na Europa, onde os reis convocavam representantes de vários estratos para decidir sobre assuntos urgentes. O tiro saiu pela culatra. Durante as revoluções (Inglesa e Francesa), os parlamentos tornaram-se independentes e passaram a atuar em defesa dos cidadãos.

A democracia, no entanto, é um regime recente, em evolução em muitos países. Das 165 repúblicas do mundo, apenas 12 são democráticas há mais de 30 anos. Sem contar as nações que se dizem uma democracia, mas estão longe disso – caso do Vietnã. Democracia é muito mais do que eleições diretas. Peter R. Demant, professor de história da USP, lembra que, para se confi gurar uma situação de democracia, o país deve possui instituições, como o Judiciário, que atuem independentemente do governo, garantia de liberdades e direitos civis e a existência, de fato, de uma cultura política entre os cidadãos.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.