Os portugueses sabiam que estavam vindo para o Brasil?
Não há um documento que comprove, mas tudo indica que a chegada da esquadra portuguesa a Porto Seguro, em 1500, não foi obra do acaso.
Com certeza, não sabemos, e talvez não venhamos a saber nunca.
Há três hipóteses. Os historiadores modernos acham que Cabral não sabia o que iria encontrar, mas imaginava que havia algo. Na época, contornava-se a África para chegar à Índia e, ao se afastar da costa para aproveitar as correntes favoráveis, os navegadores aproximavam-se de mares brasileiros. “Nesses desvios, notavam indícios de que havia terra a oeste: aves voando, folhas, pedaços de troncos na água”, diz o historiador Jorge Couto, da Universidade de Lisboa, em Portugal. Suspeita-se também que o navegador português Duarte Pacheco Pereira tenha estado em missão secreta no Maranhão e na foz do Amazonas em 1498.
O documento com a ordem do rei para a expedição de Cabral deixa claro que ele devia ir para a Índia. Mas pode haver páginas faltando. “Desconfia-se que tenham sido destruídas, talvez para manter em segredo os verdadeiros propósitos”, conta Couto. Outros historiadores discordam. “Eu suponho que, antes de rumar para a Índia, Cabral apenas decidiu checar o que havia por estes lados”, diz o almirante Max Justo Guedes, diretor do Patrimônio Histórico da Marinha.
É provável que não se chegue a uma conclusão definitiva. “Enquanto não for descoberto um documento que comprove o prévio conhecimento do Brasil, prefiro aceitar que Cabral foi trazido casualmente pelas correntes”, afirma o historiador Paulo Miceli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Pistas de além-mar
Há três teses sobre o desvio de Pedro Álvares Cabral.
1. O navegador português Duarte Pacheco Pereira teria desembarcado no norte do Brasil em 1498 e levado a novidade a Portugal antes da partida da esquadra de Cabral.
2. Como nas viagens à Índia os navegadores viam na água vestígios – pássaros voando, troncos e animais mortos – do que poderia ser uma ilha ou algo maior, Cabral veio conferir.
3. As correntes marítimas desviaram a frota portuguesa para o Brasil. Teríamos sido descobertos por acaso.
A outra bolha da IA
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Novo metrô de São Paulo deve sair em 2026. Veja os bastidores da construção
Rochas de plástico se formam no arquipélago mais isolado do Brasil, mostram estudos
Desaparecimento, surfe e vida de enfermeira: 7 curiosidades sobre Agatha Christie







