Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Do verso ao multiverso

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 28 fev 2007, 22h00

Texto Rodrigo Rezende

Verso

“A morte choveu dos céus.” Esse verso está escrito em um bloco de argila que faz parte de uma das primeiras poesias da história: a Epopéia de Gilgamesh, um texto babilônico de mais de 3 mil anos. O poema fala de um grande dilúvio ocorrido nos primórdios da Terra e descreve a construção de um barco que salvou a espécie humana. Lembrou de algo? Isso mesmo. Há quem diga que o poema inspirou a…

Bíblia

Com o fortalecimento do monoteísmo, as versões pagãs das histórias bíblicas foram esquecidas e o livro sagrado passou a ser a fonte definitiva da história do homem no Universo. Mas afirmações como “a Terra tem menos de 10 mil anos” e “um homem viveu 969 anos” (Matusalém) entraram em conflito com a ciência. E isso motivou os cientistas a criar outra versão da história do Cosmos: o…

Continua após a publicidade

Big-bang

A idéia de que o Universo nasceu quando toda a matéria estava concentrada num espaço menor do que um átomo deu uma explicação lógica (ou quase) para a origem de tudo. Mas sobrou uma lacuna que a física tradicional não respondia: “Como a matéria se comporta espremida num ponto tão pequeno?” Para arrumar uma explicação, tiveram de recorrer ao ramo mais “sobrenatural” da ciência, a…

Física quântica

Ela descreve as engrenagens do mundo infinitesimal, e não é para qualquer um. “Posso dizer seguramente que ninguém entende a física quântica”, disse o genial cientista Richard Feynman. E o físico David Deutsch aperta mais ainda esse nó. Segundo ele, só dá para entender a física quântica se aceitarmos que não vivemos em um Universo. Mas em um universo de universos, o…

Multiverso

Pense em uma infinidade de cosmos paralelos, cada um ligado ao outro por meio de portais dimensionais menores que um átomo. Difícil? Então imagine que um desses universos é idêntico ao nosso, com uma única, mísera, diferença: “A vida brotou dos céus” é a frase que está escrita no Gilgamesh. Acredite: pela teoria do Multiverso, esse lugar existe. E você está lá agora, lendo a super.

Continua após a publicidade

Publicidade