Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dois ingleses e o Islã

Depois de ler os dois livros, talvez você nem ache tão difícil montar o quebra-cabeça dos conflitos políticos e religiosos de boa parte do mundo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 30 nov 2001, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Leandro Sarmatz

    Publicidade

    Albert Hourani e Karen Armstrong são ingleses que conhecem como ninguém a história e a religião dos povos do Oriente Médio. Hourani, um historiador filho de imigrantes libaneses, é autor do clássico Uma História dos Povos Árabes (Companhia das Letras) – uma das obras mais ambiciosas e completas sobre os povos da região. Trata-se de uma espécie de história do mundo tendo os árabes – e não os europeus – como protagonistas. Não que Hourani seja um intelectual antiocidente. Ao contrário: foi um típico professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, até morrer, em 1993. O resultado é um texto equilibrado e preciso sobre a história do mundo antes e depois de Maomé até os conflitos entre Israel e Palestina na segunda metade do século XX. E transmitido numa prosa escorreita.

    Publicidade

    Karen Armstrong, ex-freira católica e uma das maiores especialistas mundiais em religião, é autora de Em Nome de Deus: O Fundamentalismo no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo (Companhia das Letras), uma bela e exaustiva pesquisa sobre a origem do fundamentalismo não somente no islamismo, mas também no cristianismo e no judaísmo. A estudiosa inglesa lembra que o fundamentalismo como o conhecemos não é uma herança do Islã, mas um fenômeno que remonta ao início do século XX – quando grupos de evangélicos americanos começaram a reivindicar uma leitura mais literal dos textos religiosos, uma volta aos “fundamentos” da religião.

    Depois de ler os dois livros, talvez você nem ache tão difícil montar o quebra-cabeça dos conflitos políticos e religiosos de boa parte do mundo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Rodrigo Cavalcante

    lsarmatz@abril.com.br

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.