GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Grande Pirâmide do Egito pode esconder uma tumba secreta

Após escanear o calor da Pirâmide de Quéops, cientistas encontraram uma surpresa

A Grande Pirâmide de Giza, também conhecida como Pirâmide de Quéops, é visitada por turistas há séculos e já foi estudada por várias gerações de cientistas. Ninguém imaginava que ela ainda pudesse guardar alguma surpresa. Mas o pior é que guarda.

Pesquisadores das universidades do Cairo, de Nagoya (no Japão) e Laval (no Canadá), usaram um scanner de calor e detectaram uma grande anomalia térmica na pirâmide, que é a única das Sete Maravilhas da Antiguidade que permanece de pé. Os estudos revelaram uma variação de até 6 graus Celsius entre diferentes partes da estrutura. Em outras pirâmides, a temperatura nunca varia mais do que 1 grau. A anomalia pode indicar que haja espaços abertos no interior da pirâmide – talvez uma tumba secreta que jamais havia sido encontrada em 4.500 anos de história.

Mehdi Tayoubi, presidente do Heritage Innovation Preservation Institute, que coordena o projeto, divulgou esta aquarela abaixo, que representa a localização exata onde pode estar a câmara secreta:

A Grande Pirâmide, apesar de seu tamanho monumental, é um edifício simples, com bem poucas câmeras internas. Pelo menos é o que sempre se pensou.

O Ministério das Antiguidades do Egito anunciou que faria análises mais detalhadas nas próximas semanas para solucionar o mistério.