GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Miami e as muchachas

Será que o proibido é mais gostoso?

Victor Haas

Você é o criminoso Tommy Vercetti em Grand Theft Auto: Vice City (Rockstar). Tráfico de drogas e armas, roubo, prostituição, corrupção. A violência é desmedida. O ambiente espanta pela imensidão e a cidade é inspirada na Miami dos anos 80. Dá para dirigir qualquer carro, entre as dezenas que circulam, além de motocas, aviões e helicópteros. Você liga a chave e vai para onde quiser. Será que o proibido é mais gostoso?

Ficha técnica

Som

A trilha sonora é algo bombástico. Há mais de 110 hits de gêneros variados. Você muda a rádio do automóvel e pode escutar Ozzy Osbourne, Bryan Adams ou mesmo Michael Jackson com a eterna Billie Jean.

Controle

Comandar o personagem não tem segredos, é bom e simples. Mas, quando o controle é sobre os veículos, daí o realismo some. Isso é divertido, pois carangos, motocas e até helicópteros são fáceis de guiar.

Visual

Há duas coisas notáveis: os cenários, que são imensos e cheios de vida, e o trabalho artístico para reproduzir os anos 80. Roupas, automóveis e mesmo os trejeitos dos personagens são típicos da época.

Curiosidade

A gravadora Epic Records lançou uma coleção com sete CDs e mais de 70 músicas de GTA. O critério de seleção das faixas foi pitoresco. Elas foram escolhidas pelos jogadores profissionais que testaram o título. Segundo a gravadora, as músicas selecionadas não enjoariam, mesmo após horas e horas de partida.

Dica quente

Ficar sob a vista cerrada dos policiais é complicado. Assim, quando estiver sendo perseguido pelos tiras, entre numa loja e compre roupas novas para se disfarçar na multidão. Também dá para levar os automóveis roubados a funileiros desonestos. Você estaciona no local e, pouco depois, sai numa boa.

Capacidade de viciar

Nada é mais complexo e com mais liberdade que Vice City. Além de o roteiro principal fluir decentemente, há dezenas e dezenas de extras a serem descobertos. Cerca de 60% do jogo é composto de modos secretos e missões secundárias. Concluir a jornada não é difícil e poucos títulos são tão polêmicos.

Preço

50 dólares, http://www.rockstargames.com