Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

O que é sudoku?

Jogo foi criado no século 18, mas só foi aprimorado no século 20. E não: não é uma invenção japonesa.

Por Lidia Neves
Atualizado em 27 abr 2023, 14h34 - Publicado em 6 dez 2005, 22h00

Em bom japonês, “sudoku” é uma simplificação da frase “suji wa dokushin ni kagiru”, que significa “os números têm que ser únicos” e se refere a um passatempo numérico de instruções bem simples, que exige lógica e raciocínio para a resolução.

Apesar do nome, o sudoku (lê-se sudôku) não foi criado no Japão. A invenção é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler. No século 18, ele criou o que chamou de “quadrados latinos”, um jogo em que os algarismos devem aparecer apenas uma vez em cada linha e em cada coluna. O formato com 9 linhas e 9 colunas se tornou popular quando começou a ser publicado nos EUA, na década de 1970.

Foi lá que, em 1984, o japonês Maki Kaji conheceu a brincadeira. Ao voltar para sua terra natal, Kaji aprimorou o jogo: deu ordem aos números- pista, que já aparecem no quadrado, e criou diferentes graus de dificuldade). Foi ele que o batizou e o transformou em uma febre entre seus conterrâneos – hoje o Japão tem mais de 600 mil revistas especializadas em sudoku.

No Ocidente, o jogo só virou mania em 2005. O primeiro passo para isso foi dado em 1997, quando o neozelandês Wayne Gould visitou o Japão, conheceu o sudoku e desenvolveu um programa de computador para o jogo, lançado em 2004. Suas criações do jogo passaram a ser publicadas diariamente pelo jornal The Times, que logo foi seguido pela concorrência em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Para iniciantes

Há vários graus de dificuldade no sudoku. Saiba como jogar o nível fácil.

1. Instruções básicas

O jogador precisa distribuir, num quadrado de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). Só existe uma solução certa para cada casa (na abreviação, Su quer dizer “número” e Doku, “único”).

2. As possibilidades

O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os números que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Comece sempre pelos grupos que têm mais números-pista já dispostos. O ideal é anotar todas as possibilidades a lápis, para poder ir apagando depois.

3. Tirando da reta

Nas casas em que só há uma possibilidade, você já tem o resultado. Escreva o número e exclua-o das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Repita o processo várias vezes, até preencher todo o quadrado.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.