Clique e assine a partir de 8,90/mês

Qual a origem das palavras cruzadas?

Passatempo antigo renasceu neste século

Por Da Redação - Atualizado em 30 nov 2016, 17h24 - Publicado em 31 jan 2000, 22h00

No formato atual, elas foram publicadas pela primeira vez no jornal The New York World, pelo inglês Arthur Wynne, em 22 de dezembro de 1913. Mas o passatempo surgiu muito antes disso.

Desde o século IV a.C. os romanos já brincavam com as palavras em jogos que eram chamados de laterculus. Neles, determinadas letras deveriam ser cruzadas, com o objetivo de formar expressões ou frases. “Foram encontrados exemplos desse jogo nas ruínas de Pompéia, cidade italiana destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio”, ressalta o arquiteto e designer de jogos Luiz Dal Monte Neto.

Hoje, além da brincadeira com as letras, há dicas que ajudam a resolver a charada, modificação introduzida por Wynne, que também bolou o formato do passatempo, após migrar para os Estados Unidos no início do século. Depois dele, as palavras cruzadas passaram a fazer um enorme sucesso.

O autor, entretanto, não considerou que estivesse criando uma novidade. Modesto, afirmou na época que não tinha feito nada além de inventar quadradinhos para as letras.

Continua após a publicidade

Trocando letras

Primeiras palavras cruzadas, os laterculus formavam frases ou expressões em latim que diziam a mesma coisa lidas tanto na horizontal quanto na vertical.

Publicidade