Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Preconceito contra as Cientistas

Estudos recentes nos Estados Unidos relata as vicissitudes enfrentada pelas mulheres, e cita o exemplo de Lise Meitner.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h17 - Publicado em 30 abr 1989, 22h00

Um estudo recente apresentado nos EUA relata as vicissitudes enfrentadas pelas raras mulheres que, como Madame Curie, conseguiram figurar entre os grandes nomes da ciência. Veja-se o caso da física alemã Lise Meitner (1878-1968), que junto com o químico também alemão Otto Hahn teve um papel decisivo na descoberta da fissão nuclear. A primeira conferência de Lise na Universidade de Berlim tinha o título “Problemas da Física cósmica”. Saiu na imprensa que ela havia falado de “Problemas da Física cosmética”. Certa vez pediram-lhe que trabalhasse numa carpintaria adaptada, com uma entrada à parte, para não deixar constrangidos seus colegas homens. Quando o físico inglês Ernest Rutherford encontrou Lise pela primeira vez exclamou: “Oh, pensei que você fosse homem”.