GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual a causa da violência?

A privação do prazer físico-sensorial é a principal causa da violência. Experiências com animais em laboratórios revelam que prazer e violência têm uma relação recíproca: a presença de um inibe a do outro.

“A privação do prazer físico-sensorial é a principal causa da violência. Experiências com animais em laboratórios revelam que prazer e violência têm uma relação recíproca: a presença de um inibe a do outro. Entre os seres humanos, uma personalidade predisposta ao prazer raramente demonstra comportamentos agressivos, já uma personalidade violenta tem pouca capacidade para tolerar, experimentar ou apreciar atividades prazerosas.”

James W. Prescott, neuropsicólogo americano, autor da tese de que a falta de contato físico entre mãe e filho é uma das principais causas da violência.

 

“Um grande assassino tem origem quase sempre na interação de fenômenos. Ter sido vítima de abuso na infância cria o impulso pela violência. Distúrbios neurológicos e psiquiátricos no cérebro afetam a capacidade de brecar esse impulso.”

Jonathan H. Pincus, professor de Neurologia da Universidade de Georgetown, especialista em mentes de assassinos.

“Pode ser confortável afirmar que a violência da guerra, tendo uma origem cultural, pode ser evitada. Infelizmente, esse quinhão da sabedoria convencional é apenas meia verdade. É mais correto – e muito mais prudente – afirmar, por exemplo, que a guerra é um produto tanto dos genes quanto da cultura.”

Edward O. Wilson, biólogo americano da Universidade Harvard e um dos pais da sociobiologia.