Serpente do Nilo
3000 a.C. - 2500 a.C.<br>Por volta de 3000 a.C., um sujeito chamado Narmer unificou o Egito, autoproclamou-se faraó e acabou criando o primeiro império da Terra
Texto Eduardo Szklarz
Até então, havia dois reinos distintos naquele território: o Baixo Egito, ao norte, e o Alto Egito, ao sul. Narmer, uma figura cuja identidade até hoje é motivo de polêmica entre historiadores e arqueólogos (leia mais no quadro ao lado), uniu-os em um só Estado, fundando a primeira dinastia egípcia. A corte se instalou na recémfundada capital, Memphis, de onde o imperador controlava uma faixa de terra de aproximadamente 5 mil quilômetros – desde o vale até o delta do Nilo. Tanto o primeiro faraó quanto seus sucessores não eram governantes comuns. Assim que assumiam o trono, passavam a ser vistos como uma espécie de elo entre o povo e os deuses. Do alto de seu poder sem limites, desenvolveram a agricultura e arrecadaram impostos suficientes para financiar guerras e construir os maiores monumentos da época.
O PRIMEIRO FARAÓ
A identidade do unificador do Egito até hoje intriga os pesquisadores. Para muitos, os faraós Narmer (foto) e Menes eram a mesma pessoa. E há quem o associe à figura do rei Escorpião, cuja existência talvez não passe de lenda. Seja como for, Narmer liderou a vitória do Alto Egito sobre seu vizinho do norte e governou o país unificado por quase 65 anos. Acabou morto por um hipopótamo durante uma caçada.
ENQUANTO IS, NO PERU… CARAL
Por volta de 2500 a.C., surge no vale do rio Supe a cidade sagrada de Caral. Por décadas, o povo que ergueu suas pirâmides foi considerado a civilização mais antiga do continente americano (datações de carbono indicam que aquelas edificações foram construídas entre 2600 a.C. e 2100 a.C.). Em 2008, porém, pesquisadores alemães e peruanos encontraram uma cidade ainda mais antiga: Sechin Bajo, no vale do Casma. Ela teria sido construída há 5 500 anos, cerca de 3 séculos antes de Caral.
Por dentro de uma pirâmide
Quéops é a maior de todas elas, construída em 2560 a.C. pelo faraó que lhe empresta o nome
Os faraós acreditavam que podiam “atravessar” a morte e alcançar a vida eterna. O passaporte dependeria da conservação do corpo. Por isso, eram embalsamados e colocados em câmaras retangulares feitas com tijolos de argila – as mastabas. Na 3ª dinastia, entre 2700 a.C. e 2600 a.C, elas deram lugar às pirâmides, símbolos do poder do faraó.
CÂMARAS
A pirâmide tem 3 câmaras mortuárias. A maior fica no subsolo. A segunda é chamada de Câmara da Rainha, embora não tenha sido destinada a nenhuma das mulheres do faraó. A terceira é a Câmara do Rei, dotada de um sarcófago de granito (no detalhe).
BEM ALTA
Originalmente, a pirâmide de Quéops tinha 147 metros de altura. Devido à erosão, hoje ela mede 138 – quase 3 vezes a Estátua da Liberdade, ou o equivalente a um prédio de 45 andares.
CORREDORES
O acesso às câmaras é feito através de corredores. O primeiro, com 18 metros,liga a entrada original ao subterrâneo. Um túnel leva à Câmara da Rainha, enquanto outro conduz ao corredor descendente, que também vai dar no subsolo. No final da Grande Galeria, existe uma passagem para a Câmara do Rei.
PESADINHA
Foram empregados 2,3 milhões de blocos de pedra na construção da pirâmide de Quéops. Cada bloco tem cerca de 2 500 quilos. Portanto, a pirâmide inteira pesa mais de 6 milhões de toneladas.
3000 a.C.
AMÉRICAS
Plantadores de mandioca se multiplicam na região amazônica.
EUROPA
Povos de diferentes culturas florescem na Europa Central, ao longo do rio Danúbio.
ÁFRICA E O. MÉDIO
O sorgo é cultivado pela primeira vez na Etiópia.
ÁSIA E OCEANIA
Primeiras evidências de agricultura sendo praticada na Coreia.
2875 a.C.
AMÉRICAS
Na América Central, tem início o cultivo de milho, feijão e pimenta.
ÁSIA E OCEANIA
Povos da Nova Guiné domesticam porcos.
2750 a.C.
EUROPA
O cavalo é domesticado nas estepes entre a Europa e a Ásia, onde hoje fica a Ucrânia.
ÁFRICA E O. MÉDIO
O rei Gilgamesh governa a cidade suméria de Uruk.
2625 a.C.
ÁFRICA E O. MÉDIO
Os egípcios importam madeira do Líbano e ouro, ébano, marfim, gado e escravos da África. Exportam linho, ouro, couro, trigo e lentilha.
Os soldados de Ur, na Suméria, passam a usar uma inovação: o escudo.
ÁSIA E OCEANIA
Tomar chá começa a se tornar um hábito entre os chineses.
2500 a.C.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Como funciona o jogo do bicho?
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso







