GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Turismo na ilha

Quase todas as cenas de Lost - inclusive aquelas que na série se passam em Los Angeles ou na Coreia - são filmadas em Oahu, a ilha mais populosa do Havaí, onde fica a capital, Honolulu. Nossa turista-repórter embarcou num Hummer (aquele jipão do Hurley) e foi conhecer os vales, as florestas e as praias de Lost. Veja o que ela descobriu.

Texto Ilana Denise, de Honolulu, Havaí

1. Destino: JURASSIC LOST

Voo: 815
Classe executiva

Observações: O vale Kualoa, na costa leste da ilha de Oahu, é o local onde os sobreviventes do Oceanic 815 ouvem as mensagens de rádio de Danielle Rousseau e Hurley cria um campo de golfe . Por pouco ele não acerta a bola de golfe na pegada de um monstro. É que também foram fi l madas ali cenas de Godzilla – as pegadas ainda estão preservadas e ficam a 20 metros das cenas de golfe de Lost.

2. Recibo do passageiro – DHARMA MIRIM

As casas dos Outros, quem diria, pertencem à YMCA, a Associação Cristã de Moços (aquela que inspirou a famo sa música do Village People). Atravessado por uma estrada, o lugar abriga palestras e retiros infa ntis. Crianças cadastradas podem passar um dia ali pagando US$ 40.

3. Recibo do passageiro – QUEDA NA PRAIA

A praia de Mokuleia, no norte da ilha de Oahu, é local das filmagens dos destroços do avião no 1o capítulo. Mokuleia nem sempre é boa de ondas: recebe mesmo praticantes de windsurfe e kitesurf, pois o vento ali é ótimo. Perto dali fica Pipeline, a praia das maiores ondas do mundo.

4. Destino: MATA FECHADA

Voo: 815
Compartimento/carga

Observações: A 6 quilômetros do centro de Honolulu está a Judd Trail. É a trilha em que acontecem as cenas da floresta: os ataques do monstro de fumaça, o encontro de Ben, ainda menino, com Richard Alpert, e a visita de Locke e Ben ao casebre de Jacob. A floresta é repleta de árvores de Banyan, que têm raízes aéreas. Entre essas raízes o pessoal se protege do monstro de fumaça.

5. Destino: PRAIA PARA POUCOS

Voo: 815
Classe executiva

Observações: Com o sucesso de Lost, foi preciso mudar o acampamento dos sobreviventes para uma praia remota: a Papailoa. O lugar também é conhecido como “praia da polícia”, porque a PM de Honolulu tem ali uma associação recreativa. Os guardas mantêm os cenários de Lost intactos. Ainda estão ali as barracas dos Oceanics, feitas de lona azul e pedaços de fuselagem do avião.

6. Recibo do passageiro – ÁRVORE FANTASMAMA

Num canto da praia de Mokuleia fica a árvore sob a qual Christian Shephard, o pai de Jack, aparece para o filho. Essa árvore, presente nas duas primeiras temporadas, não pode ser mais cenário da série. Em outubro de 2007, foi descoberta morta e seca. Pura maldição do inimigo de Jacob!