A raça humana sempre sonhou em viajar para o espaço, mas o feito é novo. Foi só em abril de 1961, quando o cosmonauta Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok1, deixou a União Soviética e, em apenas 108 minutos, orbitou a Terra. Os EUA não ficaram para trás nessa corrida espacial. Naquele mesmo ano, lançaram sua Missão Apollo, até hoje considerada a maior e mais robusta da história.
Em 68, a Apollo orbitou a Terra e a Lua e, um ano depois, levou os astronautas americanos Neil Armstong e Edwin Aldrin Junior para a superfície lunar. Ao todo, foram 17 missões Apollo e 6 viagens à Lua. Depois do sucesso do programa americano, os então rivais soviéticos realizaram várias missões, mas um acidente de despressurização causou a morte de 3 pessoas e fez com que o país se especializasse em operações não-tripuladas.
Ousados, os norte-americanos inventaram o ônibus espacial, uma espécie de trailer que permite que os astronautas fiquem mais tempo nos ares. Os EUA garantem que em breve pessoas comuns também poderão se aventurar pelo cosmos: a Nasa está aceitando reservas para suas aventuras – há 2 lugares à venda para uma missão programada para 2007. O precinho é salgado, 100 mil dólares, mas vale a viagem, não?