GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 canais no YouTube para pegar dicas domésticas

Arrumar potes plásticos? Limpar esponja de pia? Preparar todo o cardápio da semana em só duas horinhas? Só o YouTube salva

1. No Tu organizas, a curitibana Nina Braz faz vídeos de todos os tipos. Mesmo. Ela ensina a transformar pote de sorvete em cesta organizadora. Faz um guia de compras em sites chineses como a AliExpress. E tem até uma série em que reforma cômodos de seguidores do canal. Muito chique.

2. Quem já conhece o Manual do Mundo sabe que o Iberê Thenório não tem nada de personal organizer – ele é mais famoso por fazer vídeos de ciência e curiosidades em um estilo parecido com o da SUPER. Não importa: ele também tem uma coletânea de dicas domésticas valiosas. Se você não tem muita paciência para o estilo dos demais canais e prefere ir direto ao ponto, vai gostar dos temas: como dobrar camisetas em tubinhos para levar na mala. Como usar papelão para construir uma máquina de dobrar camisetas. Como dobrar o temível lençol de elástico. Quase um festival de origami do it yourself

3. Home Organizing by Alejandra é gringo e ótimo para treinar o inglês, já que todos os vídeos têm legendas. A apresentadora Alejandra Costello não se leva tão a sério – o tom é sempre simpático e despojado –, e faz tutoriais de todos os tipos. Um vídeo em especial chamou a atenção deste repórter de cozinha bagunçada: como organizar potes plásticos. Divirta-se com sua imensa pilha de Tupperwares!

4. Cozinha Bach te ensina a arrumar a geladeira que nem o compositor alemão arrumava as partituras: é um canal inteiro dedicado não só a mostrar receitas saudáveis como a armazená-las da maneira correta no dia a dia. No vídeo abaixo, a nutricionista gaúcha Simone Bach bola um cardápio 100% vegetariano para uma semana em duas horas – e depois organiza os potinhos todos de um jeito que agrada qualquer TOC. É o milagre da comida caseira, para quem está cansado de comer fora.

5. Como Faz não fala só de vida doméstica: tem tutoriais curtos e úteis sobre absolutamente tudo. Manutenção de bicicletas, jiu-jitsu para defesa pessoal, receitas de bolo, truques de mágica e de maquiagem. Lá você pode fazer cursos rápidos naquelas coisas que ninguém nunca ensinou para os solteiros, mas que ele precisam saber de qualquer forma: como lavar a roupa a mão, sem máquina, passar uma camisa social ou higienizar as terríveis esponjas de louça.