Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 canais no YouTube para você reformar a casa sozinho

Cano furado? Parede úmida? Caiu a prateleira? Sem crise. O YouTube está cheio de gente disposta a te ensinar a consertar a casa (ou fazer uma nova do zero)

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 fev 2018, 13h22

1. HouseImprovements

Shannon – simples assim, ele nunca menciona seu sobrenome – é carpinteiro há 25 anos. Tem cavanhaque, boné, paciência com o público leigo e um arsenal de chaves, furadeiras, réguas, alicates etc. de dar inveja em qualquer um que considera uma loja de material de construção um passeio agradável.

Em seu canal – financiado via Patreon – ele vai além dos reparos domésticos simples, e ensina a fazer até as coisas que você não tem coragem de fazer. Como usar uma esmerilhadeira angular (a lendária e ruidosa Makita) para cortar um buraco perfeitamente redondo em um azulejo. Cuidado com os dedos (e com as demais partes do corpo).

2. Paloma Cipriano

A mineira Paloma Cipriano, de Sete Lagoas, estuda publicidade. Mas seu hobby é ser pedreira. Ela reboca paredes, troca torneiras e faz tinta em casa – explicando o passo a passo no YouTube. No vídeo abaixo, ela ensina a instalar placas de gesso. Mas vale dar uma passada no vídeo anterior, em que ela cria um molde a partir de uma placa pré-existente para você fabricar o revestimento em casa, quase de graça. 

Continua após a publicidade

3. Steve Ramsey – Woodworking for Mere Mortals

Se você tiver uma serra de mesa dando sopa em casa – o que, a SUPER admite, não é muito comum –, vale a pena colocar a dita cuja para funcionar com a ajuda de Steve Ramsey. Em seu canal, intitulado “marcenaria para meros mortais”, ele ensina a construir praticamente qualquer coisa com um pedaço de madeira. Steve fala inglês, mas na maior parte das vezes basta observá-lo para entender o que está acontecendo. No vídeo abaixo, ele constrói uma prateleira para bugigangas.

Não custa repetir: cuidado com os dedos.

Continua após a publicidade

4. Mestres da Construção

O  mestre de obras Esdras da Silva é um ídolo: já tem mais de 240 mil inscritos. Às vezes, seu canal tem aulas um pouco avançadas demais para quem não tem experiência – como o passo a passo para fazer o piso de uma cisterna. Em outros casos, suas dicas vem bem a calhar até para quem é completamente leigo. No vídeo abaixo, ele explica porque paredes ficam úmidas e descascam. E ensina a aplicar o impermeabilizante corretamente (acredite, não é do jeito que você imagina). Esdras é muito (muito!) explicadinho, então não tem desculpa para errar. 

Continua após a publicidade

5. I Like to Make Stuff

O canal de Bob tem um nome sugestivo: “eu gosto de fazer coisas”. Principalmente coisas aleatórias. Ele ensina a fazer um gabinete para impressora 3D. Uma parede de escalada indoor – por favor, tente não cair. Um gancho para pendurar guitarras. Uma espada japonesa de madeira (!). Volta e meia, porém, ele ensina a fazer algo útil para uma parcela maior que 0,1% da população, como instalar piso de madeira ou fazer camas embutidas na parede. Dos que falam inglês, infelizmente ele é o mais rápido, mas também é o mais direto ao ponto. E faz tudo parecer, muito, muito fácil.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.