GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 canais no YouTube para você reformar a casa sozinho

Cano furado? Parede úmida? Caiu a prateleira? Sem crise. O YouTube está cheio de gente disposta a te ensinar a consertar a casa (ou fazer uma nova do zero)

1. HouseImprovements

Shannon – simples assim, ele nunca menciona seu sobrenome – é carpinteiro há 25 anos. Tem cavanhaque, boné, paciência com o público leigo e um arsenal de chaves, furadeiras, réguas, alicates etc. de dar inveja em qualquer um que considera uma loja de material de construção um passeio agradável.

Em seu canal – financiado via Patreon – ele vai além dos reparos domésticos simples, e ensina a fazer até as coisas que você não tem coragem de fazer. Como usar uma esmerilhadeira angular (a lendária e ruidosa Makita) para cortar um buraco perfeitamente redondo em um azulejo. Cuidado com os dedos (e com as demais partes do corpo).

2. Paloma Cipriano

A mineira Paloma Cipriano, de Sete Lagoas, estuda publicidade. Mas seu hobby é ser pedreira. Ela reboca paredes, troca torneiras e faz tinta em casa – explicando o passo a passo no YouTube. No vídeo abaixo, ela ensina a instalar placas de gesso. Mas vale dar uma passada no vídeo anterior, em que ela cria um molde a partir de uma placa pré-existente para você fabricar o revestimento em casa, quase de graça. 

3. Steve Ramsey – Woodworking for Mere Mortals

Se você tiver uma serra de mesa dando sopa em casa – o que, a SUPER admite, não é muito comum –, vale a pena colocar a dita cuja para funcionar com a ajuda de Steve Ramsey. Em seu canal, intitulado “marcenaria para meros mortais”, ele ensina a construir praticamente qualquer coisa com um pedaço de madeira. Steve fala inglês, mas na maior parte das vezes basta observá-lo para entender o que está acontecendo. No vídeo abaixo, ele constrói uma prateleira para bugigangas.

Não custa repetir: cuidado com os dedos.

4. Mestres da Construção

O  mestre de obras Esdras da Silva é um ídolo: já tem mais de 240 mil inscritos. Às vezes, seu canal tem aulas um pouco avançadas demais para quem não tem experiência – como o passo a passo para fazer o piso de uma cisterna. Em outros casos, suas dicas vem bem a calhar até para quem é completamente leigo. No vídeo abaixo, ele explica porque paredes ficam úmidas e descascam. E ensina a aplicar o impermeabilizante corretamente (acredite, não é do jeito que você imagina). Esdras é muito (muito!) explicadinho, então não tem desculpa para errar. 

5. I Like to Make Stuff

O canal de Bob tem um nome sugestivo: “eu gosto de fazer coisas”. Principalmente coisas aleatórias. Ele ensina a fazer um gabinete para impressora 3D. Uma parede de escalada indoor – por favor, tente não cair. Um gancho para pendurar guitarras. Uma espada japonesa de madeira (!). Volta e meia, porém, ele ensina a fazer algo útil para uma parcela maior que 0,1% da população, como instalar piso de madeira ou fazer camas embutidas na parede. Dos que falam inglês, infelizmente ele é o mais rápido, mas também é o mais direto ao ponto. E faz tudo parecer, muito, muito fácil.