GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 truques para tirar as manchas mais difíceis

Agora você pode comer aquela macarronada sem se preocupar. Testamos todas as fórmulas milagrosas para garantir que suas roupas fiquem sempre limpas.

Molho de tomate

1 colher de sopa de sabão em pó; 1/2 copo de água; 1 colher de sopa de lustra-móveis; 2 colheres de sopa de água sanitária

Modo de fazer
Dilua o sabão em pó na água e misture aos outros ingredientes. Aplique a solução sobre a mancha e deixa-a repousar de 5 a 10 minutos. Use uma escova de dentes para esfregar. Enxágue. Se não sair, repita o processo.

 

Óleo ou gordura

1 colher de sopa de lustra móveis; 1/2 colher de sopa de detergente

Modo de fazer
Aplique a solução e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Use uma escova de dentes para esfregar e enxágue. Se não sair, repita o processo.

 

Vinho

1 colher de sopa de sabão em pó; 1/2 copo de água; 5 colheres de sopa de produto para limpeza pesada (usado para limpar azulejo e fogão); 5 colheres de sopa de água sanitária

Modo de fazer
Aplique a solução e deixe repousar de 5 a 10 minutos. A mancha ficará marrom: não se preocupe, é normal. Use uma escova de dentes para esfregar e enxágue.

 

Shoyu

1 nabo; 1 colher de sopa de detergente incolor

Modo de fazer
Corte um pedaço do nabo e esprema-o com as mãos, para liberar um pouco de seu sumo. Esfregue-o sobre a mancha na roupa, até ela sair. Às vezes é preciso pegar outro pedaço de nabo para continuar o processo. Ao final, aplique um pouco de detergente incolor com água e esfregue. Depois é só enxaguar.

 

Manga

1 colher de sopa de sabão em pó; 1/2 copo de água; 3 colheres de sopa de água oxigenada

Modo de fazer
Dilua o sabão em pó na água e misture aos outros ingredientes. Aplique a solução sobre a mancha e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Use uma escova de dentes para esfregar e lave. Se não sair, repita o processo. A manga é osso duro: pode ser preciso repetir ritual até quatro vezes.

 

Batom

3 colheres de sopa de produto de limpeza pesada (de azulejo e fogão); 1 colher de sopa de removedor; 1 colher de sopa de lustra-móveis

Modo de fazer
Aplique a solução sobre a mancha e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Use uma escova de dentes para esfregar. Faça de maneira delicada para não espalhar ainda mais a mancha. Enxágue.

 

Antes de começar

– Aplique uma gota da solução no avesso da roupa, para ver se ela mancha.
– Em caso de roupa delicada (seda, por exemplo), use um cotonete em vez de uma escova de dentes.
– Cuidado com a água sanitária! Embora possa ser usada em roupas coloridas, ela é mais segura nas peças brancas.

 

Fonte: Vladimir Constantino Valério, professor de química têxtil do Senai-SP