Esta é a Semana da Mobilidade em São Paulo. Mesmo se você estiver fora da cidade, não tem desculpa: o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial sem Carro dão mais motivos para você repensar sua relação com o meio ambiente e com a mobilidade urbana. Embora muita gente tenha feito a opção por não dirigir, quem escolhe abrir mão do automóvel tem seus truques para sobreviver na cidade – e a tecnologia é um deles.
Baixar aplicativos como o Citymapper no seu celular pode facilitar sua vida. Trata-se de um app feito em Londres, no Reino Unido, que chegou a São Paulo em abril deste ano. Com dados oferecidos pela SP Trans, companhia de transporte público da capital paulista, o app te dá a opção mais rápida e mais barata para chegar ao seu destino.
Claro que isso não é novidade já que o Google oferece um serviço parecido, mas a diferença é que o app faz diversos testes de combinações não convencionais. Por exemplo, em vez de caminhar até a estação, dá para pegar uma bike compartilhada. É mais rápido. No mapa do aplicativo, dá para ver quais os pontos de aluguel de bicicleta mais próximos, quantas bicicletas disponíveis estão lá e, claro, a quantidade de espaços vazios para devolver a sua bicicleta.
Tem até coisa no app que talvez você ache meio maluco, mas agiliza sua vida: os caras conseguiram fazer o cálculo de que vagão você deve entrar para descer de cara com a escada rolante na estação em que você sair. Funciona bem para os apressadinhos.
Quer baixar o app? Ele já está disponível na web, para iOS e Android.