GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como fazer uma uma apresentação sensacional

Apague textos longos dos slides, conheça seu público, escreva uma história instigante e ensaie muito. Assim, suas chances de atrair a plateia crescem

ROTEIRO

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. História cativa

Transforme a palestra em uma narrativa, como um filme ou livro – é o storytelling. Isso cativa o público. Você será o herói. E deixe claro seu objetivo. Se você estiver em busca de patrocínio para um projeto na Copa do Mundo de futebol, a ideia deve guiar a apresentação. Já deixe claro no título: “Rumo ao hexa”.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

2. Drama humano

A história deve começar com um conflito. Por que você criou o projeto? Talvez você tenha perdido um emprego e precise de algo novo. E como você vai alcançar o objetivo? Com patrocínio.

 

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

3. À vitória

Uma história precisa de começo, meio, clímax e fim. Narre os percalços que você enfrentou e os motivos que tinha para desistir. Mostre os diferenciais da sua ideia e os resultados que ela pode gerar.

SLIDES

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

4. Direto e reto

Cada slide é uma cena da história. Mas não escreva longos parágrafos. Deixe apenas palavras-chave para guiar você.

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

5. Beleza põe mesa

Os slides devem seguir um padrão visual e levar em conta o tema. Defina se vai usar fotos ou ilustrações.

 

 (Estúdio Pingado/iStock)

TERRENO AMIGO

Seu público é do tipo quadrado, cheio de empresários que adoram dados e cifras, ou é mais jovem e descolado? Você só vai atrair a atenção se souber como sua audiência pensa. E eles também precisam saber quem é você. Apresente-se antes de tudo.

NO PALCO

Conte para você mesmo, em voz alta, a sua história. Se tiver meia hora de apresentação, prepare-se para falar por 20 minutos – na hora, você demora mais. Depois, repita tudo para um amigo.

 

Fontes: João Galvão, sócio-fundador da Soap; Alexandre Franzolim, diretor de criação da MonkeyBusiness; Simon Morton, diretor de apresentações da Eyeful Presentations.