Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer uma uma apresentação sensacional

Apague textos longos dos slides, conheça seu público, escreva uma história instigante e ensaie muito. Assim, suas chances de atrair a plateia crescem

Por Carol Castro
Atualizado em 22 ago 2017, 16h47 - Publicado em 22 ago 2017, 13h02

ROTEIRO

(Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. História cativa

Transforme a palestra em uma narrativa, como um filme ou livro – é o storytelling. Isso cativa o público. Você será o herói. E deixe claro seu objetivo. Se você estiver em busca de patrocínio para um projeto na Copa do Mundo de futebol, a ideia deve guiar a apresentação. Já deixe claro no título: “Rumo ao hexa”.

(Estúdio Pingado/Superinteressante)

2. Drama humano

A história deve começar com um conflito. Por que você criou o projeto? Talvez você tenha perdido um emprego e precise de algo novo. E como você vai alcançar o objetivo? Com patrocínio.

 

(Estúdio Pingado/Superinteressante)

3. À vitória

Uma história precisa de começo, meio, clímax e fim. Narre os percalços que você enfrentou e os motivos que tinha para desistir. Mostre os diferenciais da sua ideia e os resultados que ela pode gerar.

SLIDES

(Estúdio Pingado/Superinteressante)

4. Direto e reto

Cada slide é uma cena da história. Mas não escreva longos parágrafos. Deixe apenas palavras-chave para guiar você.

(Estúdio Pingado/Superinteressante)

5. Beleza põe mesa

Os slides devem seguir um padrão visual e levar em conta o tema. Defina se vai usar fotos ou ilustrações.

Continua após a publicidade

 

(Estúdio Pingado/iStock)

TERRENO AMIGO

Seu público é do tipo quadrado, cheio de empresários que adoram dados e cifras, ou é mais jovem e descolado? Você só vai atrair a atenção se souber como sua audiência pensa. E eles também precisam saber quem é você. Apresente-se antes de tudo.

NO PALCO

Conte para você mesmo, em voz alta, a sua história. Se tiver meia hora de apresentação, prepare-se para falar por 20 minutos – na hora, você demora mais. Depois, repita tudo para um amigo.

 

Fontes: João Galvão, sócio-fundador da Soap; Alexandre Franzolim, diretor de criação da MonkeyBusiness; Simon Morton, diretor de apresentações da Eyeful Presentations.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.