Como preparar Old fashioned, o drinque mais poderoso da televisão
Quer fazer o Don Draper no bar? Te ensinamos como
O old fashioned reviveu seus dias de glória no auge do sucesso da série americana Mad Men – era uma das bebidas favoritas do protagonista Don Draper, o pegador deprimido. Passado o auê, ele voltou ao relativo esquecimento. Uma pena.
A receita do old fashioned ilustra com didatismo o que o trabalho de um bom barman pode fazer com a bebida. Enquanto o negroni é resultante da mistura de três sabores, o old fashioned se constrói tendo como base apenas um elemento: o uísque. O uso sutil de componentes secundários e a técnica usada em sua montagem – trata-se de um drinque montado, como todos os anteriores – transformam esse elemento.
A mágica é simples de fazer. Basta misturar açúcar com um pouco de bitters, perfumar o copo com o óleo da casca de laranja, adicionar o uísque, gelo e mexer como se não houvesse amanhã, até o coquetel ficar trincando de tão gelado.
Tradicionalmente, a base alcoólica do old fashioned é o rye, uísque americano de centeio. Eu, por acaso, tenho uma garrafa (mentira, foi de propósito: comprei numa viagem). Mas é um produto que não se encontra no comércio regular do Brasil. Isso não é problema, já que mesmo os americanos se sentem à vontade para substituir o rye por outros tipos de uísques ou mesmo qualquer espécie de brown spirit. Experimente usar um rum envelhecido… mamma mia!
Este também é um drinque didático para ensinar um pouco do vocabulário dos bartenders. Pede um twist de laranja, nada mais do que uma tira da casca torcida com as mãos.
E três lances – ou dashes – de angostura. Um lance corresponde ao tanto de líquido que cai quando você vira rapidamente o frasco de cabeça para baixo.
De resto, a receita clássica pede para dissolver um cubo de açúcar com angostura e água. Eu comprei o tal açúcar em cubos só para ver se fazia alguma diferença gritante – ele vai morar para sempre no armário da minha cozinha. Como imaginava, não acontece nada de especial. Assim como em qualquer outra receita de coquetel, o uso de xarope é muito mais eficiente para mesclar os ingredientes.
Old fashioned
ingredientes
60 ml de uísque
1 colher (sopa) de xarope de açúcar duplo ou 1 colher (chá) de açúcar refinado mais 1 colher (chá) de água
3 lances de Angostura
1 twist de casca de laranja
modo de fazer
Num copo old fashioned (sim!), misture o xarope (ou o açúcar e a água) com angostura.
Torça a casca de laranja sobre o copo, para borrifar o óleo essencial, e a esfregue na borda. Jogue-a na mistura.
Acrescente o uísque e complete com cubos de gelo.
Com uma colher bailarina (pode também ser faca, cabo de colher ou o que você tiver por perto), mexa o coquetel até ele ficar muito gelado.
Este conteúdo foi publicado originalmente no livro Cozinha Bruta, do jornalista Marcos Nogueira
Por que os pássaros não peidam?
Inquilinas de baleias, cracas dão pistas sobre caminho da água nas jubarte
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela
Como funciona o jogo do bicho?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







