GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como preparar Old fashioned, o drinque mais poderoso da televisão

Quer fazer o Don Draper no bar? Te ensinamos como

O old fashioned reviveu seus dias de glória no auge do sucesso da série americana Mad Men – era uma das bebidas favoritas do protagonista Don Draper, o pegador deprimido. Passado o auê, ele voltou ao relativo esquecimento. Uma pena.

A receita do old fashioned ilustra com didatismo o que o trabalho de um bom barman pode fazer com a bebida. Enquanto o negroni é resultante da mistura de três sabores, o old fashioned se constrói tendo como base apenas um elemento: o uísque. O uso sutil de componentes secundários e a técnica usada em sua montagem – trata-se de um drinque montado, como todos os anteriores – transformam esse elemento.

A mágica é simples de fazer. Basta misturar açúcar com um pouco de bitters, perfumar o copo com o óleo da casca de laranja, adicionar o uísque, gelo e mexer como se não houvesse amanhã, até o coquetel ficar trincando de tão gelado.

Tradicionalmente, a base alcoólica do old fashioned é o rye, uísque americano de centeio. Eu, por acaso, tenho uma garrafa (mentira, foi de propósito: comprei numa viagem). Mas é um produto que não se encontra no comércio regular do Brasil. Isso não é problema, já que mesmo os americanos se sentem à vontade para substituir o rye por outros tipos de uísques ou mesmo qualquer espécie de brown spirit. Experimente usar um rum envelhecido… mamma mia!

Este também é um drinque didático para ensinar um pouco do vocabulário dos bartenders. Pede um twist de laranja, nada mais do que uma tira da casca torcida com as mãos.
E três lances – ou dashes – de angostura. Um lance corresponde ao tanto de líquido que cai quando você vira rapidamente o frasco de cabeça para baixo.

De resto, a receita clássica pede para dissolver um cubo de açúcar com angostura e água. Eu comprei o tal açúcar em cubos só para ver se fazia alguma diferença gritante – ele vai morar para sempre no armário da minha cozinha. Como imaginava, não acontece nada de especial. Assim como em qualquer outra receita de coquetel, o uso de xarope é muito mais eficiente para mesclar os ingredientes.

Veja também

Old fashioned

ingredientes
60 ml de uísque
1 colher (sopa) de xarope de açúcar duplo ou 1 colher (chá) de açúcar refinado mais 1 colher (chá) de água
3 lances de Angostura
1 twist de casca de laranja

modo de fazer
Num copo old fashioned (sim!), misture o xarope (ou o açúcar e a água) com angostura.
Torça a casca de laranja sobre o copo, para borrifar o óleo essencial, e a esfregue na borda. Jogue-a na mistura.
Acrescente o uísque e complete com cubos de gelo.
Com uma colher bailarina (pode também ser faca, cabo de colher ou o que você tiver por perto), mexa o coquetel até ele ficar muito gelado.

Este conteúdo foi publicado originalmente no livro Cozinha Bruta, do jornalista Marcos Nogueira