GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conheça o prédio que terá mais de 1 km de altura

Ele está sendo construindo na Arábia Saudita, e vai tirar o posto de prédio mais alto do mundo do Burj Khalifa, em Dubai

Construir um prédio com mais de um quilômetro de altura não é tarefa fácil – esse tamanho é suficiente para alcançar até nuvens líquidas. Mas os arquitetos da Torre Jeddah, ou Torre do Reino, parecem estar levando o desafio bem a sério. Localizado na Arábia Saudita, o arranha-céu já está em construção, e, segundo as previsões, em 2018 já estará concluído. Além de ser o primeiro edifício de que se tem notícia com mais de um quilômetro, ele também vai sediar o mirante mais alto do mundo, com 630 metros de altura (veja no vídeo abaixo).

A água salgada e os ventos fortes do Mar Vermelho representam obstáculos para a Torre Jeddah. Isso explica a base construída com 60 metros de profundidade e o formato curvo do edifício, que desvia as rajadas de vento do deserto.

O projeto de 1,23 bilhões de dólares vai contar com 200 andares, divididos em 360 apartamentos residenciais, 121 flats, um hotel Four Seasons com 200 quartos e muitos escritórios. Os últimos 85 andares vão ficar desocupados, porque são muito estreitos para abrigar salas e apartamentos. Eles serão utilizados para guardar máquinas e equipamentos.

Manter a temperatura agradável no deserto também é um problema. Para isso, será utilizado um poderoso sistema de refrigeração, com ares-condicionados e vidros especiais, que dispersam os raios solares.

Parece que chegou a hora de Burj Khalifa, com seus 828 metros, dar adeus ao título que ostenta há quase seis anos.
 

Leia mais: Foto panorâmica mostra a vista do prédio mais alto do mundo
220 andares em 180 dias