GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Facebook cria botão de “dar flores” para comemorar o dia das mães

Botão de amor virtual é um primeiro teste para novas reações relacionadas a datas comemorativas.

Atualização: depois do fechamento desta nota, o Facebook anunciou que o Brasil estava, sim, incluído na lista de países que iriam receber a florzinha da gratidão.

O Facebook pode ajudar filhos pelo mundo a dar um lembrança original neste domingo. Depois de adesivos especiais para derreter a sua mamãe e de um filtro para a foto de perfil com “I love mom” (eu amo minha mãe) escrito, o Face traz mais uma novidade: um botão de “dar flores”.

A nova reação, chamada de “gratidão” pelo Facebook, vai ficar entre os ícones de “amei” e “haha” até o dia das mães. Só tem um problema: além de temporário, o botão não está disponível para todos os países – aqui no Brasil, por exemplo, a gente não vai poder dar florzinhas virtuais para as nossas mães (poxa vida). Isso porque o “dar flores” é apenas um primeiro teste que o Facebook está fazendo, para ver se botões de reação relacionados a datas comemorativas seriam bem recebidos. Se tudo der certo, a ideia é criar uma reação para cada data de comemoração global: natal, ano novo, dia das mães e por aí vai. 

LEIA: Facebook descreve fotos para cegos

Mas nem todos os 84 países que comemorarm o Dia das Mães no domingo terão essa oportunidade. Por enquanto, as flores só estão disponíveis na Índia e em alguns outros países não divulgados pela rede social. Mas é do jogo: quando o Facebook lançou os botões de reações, só a Espanha e a Irlanda tinham acesso. É que a empresa precisa checar como as diferentes culturas recebem as mudanças, antes de arriscar espalhá-las mundo afora. 

É, parece que os brasileiros vão ter que ficar com as tradicionais flores de verdade, o que também não é nada mal heart.

LEIA TAMBÉM:
– Diário de uma mãe sincera
O lado negro do Facebook
O origem do botão curtir, do facebook