Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Mergulho sob pressão

Por causa da sua capacidade de atingir grandes profundidades, Pipin tem sido estudado por cientistas que tentam decifrar o comportamento do corpo humano debaixo d´água.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

O cubano Francisco Pipin Ferreras detém o recorde de maior profundidade alcançada em apnéia – o mergulhador desce, sem oxigênio, segurando um peso, e, terminada a prova, sobe acionando um balão de ar. Em 18 de janeiro de 2000, aos 38 anos de idade, Pipin desceu 162 metros no Mar de Cozumel, México, ultrapassando a barreira dos 150 metros, um feito até então considerado impossível. Por causa da sua capacidade de atingir grandes profundidades, Pipin tem sido estudado por cientistas que tentam decifrar o comportamento do corpo humano debaixo d´água. O mergulho em apnéia é considerado um dos esportes mais arriscados já inventados porque a possibilidade de o mergulhador desmaiar no meio da prova é muito grande devido à alta pressão no fundo do mar. São freqüentes os acidentes, muitos deles fatais, entre seus praticantes.

• A maior profundidade com equipamento scuba (regulador de ar, colete equilibrador e cilindro) foi atingida pelo norte-americano Jim Bowden. Em abril de 1994, ele mergulhou 304 metros na Caverna Zacatón, no México.

• A maior distância atravessada a nado no mar foi de 205 quilômetros, de Havana, Cuba, até Little Duck Key, Flórida. O americano Walter Poenisch Sr. conseguiu realizar a façanha em 34 horas e 15 minutos.

• O nadador mais rápido dos 100 metros livres é o holandês Pieter Van Den Hoogenband, com a marca de 47.84 segundos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.