GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Paredes e terraços verdes

Rafael Kenski

Agora é pra valer. Faz tempo que ambientalistas sugerem que plantemos jardins nas paredes e no terraço de nossos prédios, mas nos últimos tempos a prática tem ganho força. E tem motivo para isso. A cobertura vegetal ajuda a manter a temperatura de um prédio em um nível agradável – resfria o ambiente quando lá fora está quente e armazena calor quando faz frio. Plantas também retêm água da chuva, o que aumenta a umidade nas cidades. Veja quem já aderiu aos jardins suspensos:

CIDADÃOS

Cultivar hortas no terraço é o jeito que nova-iorquinos adotaram para resfriar a temperatura do prédio e aliviar o calor na cidade – estimulados por incentivos financeiros do governo criados em 2008.

GOVERNOS

Toronto, no Canadá, aprovou uma lei que obriga todo prédio que for construído na cidade a ter jardins no terraço, a partir de 2010. Em órgãos e empresas ligadas ao governo, o movimento já começou. A foto abaixo mostra a estação de metrô Eglinton West, recoberta por um jardim.

EMPRESAS

O banco americano PNC cobriu uma parede de sua sede em Pittsburgh, em setembro, com um jardim de 11 metros de altura. Foi uma estratégia de sustentabilidade e (claro) de marketing.