GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vem aí o carro elétrico

Os veículos do projeto Better Place, criado pelo israelense Shai Agassi, devem começar a ser produzidos em massa em 2011. Daí para ganharem as ruas, é um pulo

Texto Enrique Tordesilhas

Os carros elétricos estão começando a ganhar corpo. E, em agosto, ganharam um belo empurrão: em 2011, deve começar a produção em massa dos veículos do projeto Better Place – sobre o qual você leu na SUPER, em junho de 2009. Os destinos são Israel, base do projeto, e Dinamarca, onde a tecnologia foi testada.

Os carros do Better Place serão produzidos em conjunto com o grupo Renault-Nissan, parceiros do empreendedor israelense Shai Agassi. “Nosso plano é trocar todos os carros do mundo por elétricos nos próximos 10 anos”, declarou ele à SUPER.

Para atingir a meta, Agassi pretende criar uma rede de postos de eletricidade, resolvendo assim o maior desafio do carro elétrico: a distribuição de energia. Além disso, desenvolveu um sistema em que o carro é subsidiado pelo preço do abastecimento. Quanto mais o consumidor usar, mais barato será o automóvel. Pode até sair de graça. O modelo é inspirado naquele que permite que as operadoras de celular distribuam aparelhos a baixo custo aos clientes pós-pagos, que pagam mensalidades.