Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

11 casos de savants, os gênios que a ciência não explica

Conheça a nossa "superliga dos savants": 11 pessoas capazes de realizar feitos inacreditáveis com o cérebro

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 11 mar 2024, 10h45 - Publicado em 29 jun 2016, 15h34

ILUSTRAS Iuri Araújo e Guilherme Araújo

ESTA MATÉRIA FAZ PARTE DA REPORTAGEM SUPERGÊNIOS. CONFIRA AS OUTRAS PARTES:

– Existem diferenças físicas no cérebro das pessoas geniais?

– 4 exemplos de gênios desde criança e 4 que só se tornaram mais tarde

– 5 gênios que tiveram tudo a favor e 4 que lutaram contra adversidades

 

Gente que desenvolve incríveis habilidades após algum acidente ou uma desordem neurológica. Parece coisa de HQ? Que nada: eles existem na vida real, são chamados de savants e fascinam a ciência. Por um lado, possuem dons muito acima da média em áreas como matemática ou música. Por outro, têm dificuldades incapacitantes em atividades simples, como se relacionar com outras pessoas.

Continua após a publicidade

O primeiro cientista a diagnosticar o savantismo foi J. Langdon Down, cujo sobrenome batizou a síndrome de Down. Ele chamava os portadores de “idiot savant” (“idiota prodígio”, em francês), mas a expressão se tornou politicamente incorreta.

1) O HOMEM-BIBLIOTECA

Savant Kim Peek (1951-2009)

País EUA

Nasceu com deficiência mental e seus testes de QI sempre foram abaixo da média. Ações simples, como abotoar uma camiseta, eram praticamente impossíveis para ele. Por outro lado, Peek leu mais de 12 mil livros – e conseguia se lembrar de cada palavra em todos eles.Peek inspirou o filme Rain Man (1988), que deu o Oscar de melhor ator a Dustin Hoffman.

2) MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Savant Stephen Wiltshire (1974-)

Continua após a publicidade

País Inglaterra

Nascido com autismo, esse inglês é capaz de desenhar, de memória, paisagens complexas que viu uma única vez. Ele foi condecorado como Membro da Ordem do Império Inglês por seu trabalho e conseguiu uma exposição permanente na Royal Opera Arcade, em Londres. Clique aqui e veja Stephen usar seu dom para desenhar Tóquio

3) JUKEBOX MAN

Savant Leslie Lemke (1952-)

País EUA

Deficiências de nascença fizeram com que médicos tivessem de remover os olhos de Lemke, e por isso ele foi abandonado pela mãe. Adotado por uma enfermeira, demonstrou aos 16 anos que era capaz de tocar com perfeição qualquer música após ouvi-la uma única vez.

Continua após a publicidade

4) A MULHER-MORCEGO

Savant Ellen Boudreaux (1957-)

País EUA

Cega e autista, Ellen tem a mesma capacidade musical de Leslie Lemke. Ela também consegue dizer com precisão que horas são, sem checar o relógio. E é capaz de se mover sem bater em objetos, usando um barulho que faz com a boca, como a ecolocalização dos morcegos.

  • Relacionadas
super genios 3

5) A ZOOGÊNIA

Savant Temple Grandin (1947-)

Continua após a publicidade

País EUA

Essa autista superou as barreiras de seu transtorno e conseguiu um bacharelado em psicologia, um mestrado em zoologia e um Ph.D na mesma área. Suas inovações melhoraram o tratamento de animais em fazendas e abatedouros.Quando jovem, Temple criou uma máquina de abraço que a acalmava em situações mais estressantes.

6) A SUPERARTISTA

Savant Henriett Seth F. (1980-)

País Hungria

Autista, Henriett possui habilidades excepcionais em literatura, pintura e música. Embora tenha ganhado diversos prêmios por suas obras, nenhuma dessas áreas a prendeu por muito tempo: ela desistiu da música aos 13 anos, da escrita criativa aos 25 e da pintura aos 27.

Continua após a publicidade

7) SENHOR 3D

Savant Alonzo Clemons (data de nascimento não revelada)

País EUA

Quando tinha 2 anos, Clemons caiu de cabeça no chão e sofreu danos cerebrais. O acidente mudou sua vida: ele não consegue realizar atividades mecânicas simples, mas tornou-se capaz de esculpir com perfeição qualquer objeto ou animal após vê-lo uma única vez. Confira o em ação em bit.ly/Senhor3D

8) CAPITÃO PI

Savant Daniel Tammet (1979-)

País EUA

Você conhece o número pi apenas como 3,14. Mas esse autista consegue recitar mais de 22 mil algarismos após essa vírgula! Ele sofre de sinestesia, condição que o faz “sentir” cada número até 10.000 com forma, textura e cores únicas. E ainda é poliglota: aprendeu islandês em uma semana e fala outros dez idiomas.

9) CALCULADORA HUMANA

Savant Jedediah Buxton (1707-1772)

País Inglaterra

Foi um dos primeiros e mais conhecidos casos de savantismo. Conseguia fazer cálculos com números de até 39 dígitos e mediu com precisão a extensão da vila em que vivia apenas andando por ela. Ficou tão famoso que recebeu o apelido de “Calculadora Humana”.

10) O REI DA MATEMÁTICA

Savant John Nash (1928-2015)

País EUA

Sofre de esquizofrenia, mas a doença não o impediu de ter uma carreira excepcional. Estudou teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, trabalha para a Universidade de Princeton e inspirou o filme Uma Mente Brilhante, de 2001.

11) NUMBER VISION

Savant Jason Padgett (1972- )

País EUA

Durante um assalto, Jason recebeu vários chutes na cabeça. Não só sobreviveu como adquiriu a habilidade de enxergar matemática em tudo. “Cada curva, árvore ou espiral é parte de uma equação”, diz. Veja-o criar fractais e diagramas complexos clicando aqui.

CONSULTORIA Darrin M. McMahon, professor, historiador e autor

FONTES Livros Divine Fury: A History of Genius, de Darrin M. McMahon, e Old Masters and Young Geniuses: The Two Life Cycles of Artistic Creativity, de Galenson, e sites Telegraph, Mental Floss, Cérebro & Mente, Focus: Science and Technology, How Stuff Works, Neatorama, Philosophical Transactions of The Royal Society, Enciclopedia Britannica, Wisconsin Medical Society, Alonzo Clemons, Popular Science, Academy of Achivement e Brain Pickings

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.