GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

12 psicopatas inesquecíveis do cinema, da TV e das HQs

Personagens aterrorizantes e cruéis enchem de sangue livros e telas

ILUSTRA André Toma

ESSA MATÉRIA FAZ PARTE DA REPORTAGEM DE CAPA O MUNDO SOMBRIO DOS PSICOPATAS. Confira as outras partes:
– Psicopatas: a escala psiquiátrica que mede os 22 níveis da maldade
– Por que uma pessoa se torna psicopata? E como a mente dela funciona?
– Como é o diagnóstico e o tratamento de um psicopata?

JUSTICEIRO

O anti-herói da Marvel é um sujeito que foi transformado em um matador frio após a chacina de sua família. Na guerra contra o crime, vale extorsão, sequestro e até tortura. Nos quadrinhos, rolam passagens onde o Justiceiro alcança seus objetivos com requintes de crueldade.

PATRICK BATEMAN

O retrato do psicopata moderno foi feito por Christian Bale em Psicopata Americano. Apesar de todas as mutilações e torturas que provoca, Patrick consegue ser uma pessoa totalmente superficial e banal. Produto do mercado financeiro dos anos 80, ele leva a atitude “punhalada nas costas” a sério.

HANNIBAL LECTER

Brilhante, urbano e totalmente insano, Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes, ou Mads Mikkelsen na versão da série homônima) é um assassino “gourmet” que combina os prazeres de sua vida dupla – matar e comer – com eficiência admirável. Hannibal é hipnoticamente mal, frio e calculista.

 

CATHERINE TRAMMEL

Um figurão da vida noturna de São Francisco é encontrado morto e as suspeitas recaem sobre Catherine Tramell (Sharon Stone), a famosa escritora de Instinto Selvagem. O policial encarregado, Nick (Michael Douglas), não resiste à sensualidade e ao poder de manipulação da moça.

JACK TORRANCE

Interpretado por Jack Nicholson em O Iluminado, Jack só queria sossego para trabalhar em seu novo livro. Por causa de uma nevasca, fica isolado no Hotel Overlook e começa a sofrer com vozes, alucinações e violência no local. Sobra para a esposa e o filho do maluco.

CORINGA

Supervilão e arqui-inimigo de Batman. Foi responsável por inúmeras tragédias na vida do morcegão, incluindo a paralisia de Barbara Gordon e a morte de Jason Todd, o segundo Robin. Ao longo de suas aparições nos quadrinhos, o Coringa varia entre um assassino psicopata violento e um ladrão malandro metido a engraçadinho.

psicopatas da ficção – 2

NORMAN BATES

Em Psicose, Marion Crane rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar a vida. uma tempestade a faz parar num hotel, onde é recebida pelo estranho Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. É o filme da famosa cena em que alguém é esfaqueada no banho (não vamos dar mais detalhes para evitar spoilers!)

DEXTER MORGAN

Dexter (Michael C. Hall), do seriado homônimo, já nasceu com instinto assassino. Ele é charmoso, encantador, amável – quase socialmente perfeito. Por trás da fachada “fofa”, ele é um serial killer cheio de princípios, que só mata outros criminosos, e, de certo modo, está fazendo do mundo um lugar melhor.

JIGSAW

Em Jogos Mortais, Jigsaw (Tobin Bell) é um assassino que, após uma tentativa fracassada de suicídio, quer instruir as pessoas em testes fatais, fazendo-as enxergar o “lado bom” da vida delas. Na maioria das vezes, a coisa não dá certo e seus “alunos” sofrem uma morte aflitiva.

ANNIE WILKES

Kathy Bates ganhou um Oscar por sua interpretação de Annie Wilkes, a fã obsessiva do escritor interpretado pelo ator James Caan em Louca Obsessão. A genialidade da atuação de Bates é o delicado equilíbrio entre a doçura e a raiva demoníaca.

LORDE VOLDEMORT

O poderoso bruxo do mal é o antagonista do Harry Potter. Vivido no cinema por Ralph Fiennes, o megalomaníaco sem nariz não só quer dominar o mundo mágico mas também o mundo dos “trouxas”. É um psicopata solitário que teve uma infância difícil.

ALEX

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror em Laranja Mecânica. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado. Quando ele volta à liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas.