A sagaz heroína de Jogos Vorazes tem muita coisa em comum com Ártemis, a deusa grega da caça e da vida selvagem.
Filha de Zeus com Leto e irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis (conhecida como Diana entre os romanos) também é associada à pureza, aos animais da floresta e ao parto. O cipreste e o cervo são consagrados a Ártemis, que é considerada a mais popular das deusas do panteão grego. O templo dedicado a Ártemis em Éfeso, na Grécia, era uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Várias coincidências unem Katniss a Ártemis, como você pode ver abaixo.
MULHERES DE LUZ
Enquanto Apolo é responsável pela luz do dia,Ártemis é associada à luz da Lua. A heroína de Jogos Vorazes também tem seu brilho. Conhecida como a garota em chamas, ela ilumina o caminho de milhares de rebeldes que sonham com um país mais justo.
PROTETORAS
Ártemis é a deusa protetora das mulheres em trabalho de parto e das meninas indefesas.Katniss é amplamente reconhecida por ter se voluntariado para os jogos no lugar da irmã mais nova, Prim, quando ela foi sorteada como tributo feminino no Dia da Colheita.
CARÁTER VIRGINAL
Assim como a deusa,Katniss pouco se rende aos prazeres da carne. Na mitologia,Ártemis pediu ao pai para manter-se eternamente virgem. Na saga, não há tamanho exagero: fica implícito que a personagem faz sexo depois da revolução, pois tem dois filhos com Peeta.
CAÇADORAS
Katniss e Ártemis são exímias caçadoras. Ambas são vistas carregando arco e flecha e se sentem muito à vontade quando estão na floresta. Vale lembrar que, mesmo na ilegalidade, a protagonista atravessa a cerca do Distrito 12 à procura de presas.
FONTES Site Britannica Escola On-line; Livros The Routledge Handbook of Greek MythologyeFrom Artemis to Diana: The Goddess of Man and Beast