Clique e assine com até 75% de desconto

A Katniss, de “Jogos Vorazes”, foi inspirada numa deusa grega?

Sim!

Por Lorena Dana Atualizado em 14 fev 2020, 17h41 - Publicado em 20 abr 2016, 17h11

A sagaz heroína de Jogos Vorazes tem muita coisa em comum com Ártemis, a deusa grega da caça e da vida selvagem.

Filha de Zeus com Leto e irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis (conhecida como Diana entre os romanos) também é associada à pureza, aos animais da floresta e ao parto. O cipreste e o cervo são consagrados a Ártemis, que é considerada a mais popular das deusas do panteão grego. O templo dedicado a Ártemis em Éfeso, na Grécia, era uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Várias coincidências unem Katniss a Ártemis, como você pode ver abaixo.

  • MULHERES DE LUZ

    Enquanto Apolo é responsável pela luz do dia,Ártemis é associada à luz da Lua. A heroína de Jogos Vorazes também tem seu brilho. Conhecida como a garota em chamas, ela ilumina o caminho de milhares de rebeldes que sonham com um país mais justo.

    PROTETORAS

    Ártemis é a deusa protetora das mulheres em trabalho de parto e das meninas indefesas.Katniss é amplamente reconhecida por ter se voluntariado para os jogos no lugar da irmã mais nova, Prim, quando ela foi sorteada como tributo feminino no Dia da Colheita.

    Continua após a publicidade

    CARÁTER VIRGINAL

    Assim como a deusa,Katniss pouco se rende aos prazeres da carne. Na mitologia,Ártemis pediu ao pai para manter-se eternamente virgem. Na saga, não há tamanho exagero: fica implícito que a personagem faz sexo depois da revolução, pois tem dois filhos com Peeta.

    CAÇADORAS

    Katniss e Ártemis são exímias caçadoras. Ambas são vistas carregando arco e flecha e se sentem muito à vontade quando estão na floresta. Vale lembrar que, mesmo na ilegalidade, a protagonista atravessa a cerca do Distrito 12 à procura de presas.

     

     

    FONTES Site Britannica Escola On-line; Livros The Routledge Handbook of Greek MythologyeFrom Artemis to Diana: The Goddess of Man and Beast

    Continua após a publicidade
    Publicidade