Como a água quente ajuda a soltar a gordura da panela?
Simples: ela faz a oleosidade derreter. Isso porque até mesmo as gorduras mais duras de roer se tornam líquidas com a maior facilidade. “Basta uma temperatura de mais ou menos 80 °C para liquefazer até mesmo gorduras sólidas como a banha”, diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Gorduras líquidas, como óleos vegetais (de […]
Simples: ela faz a oleosidade derreter. Isso porque até mesmo as gorduras mais duras de roer se tornam líquidas com a maior facilidade. “Basta uma temperatura de mais ou menos 80 °C para liquefazer até mesmo gorduras sólidas como a banha”, diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Gorduras líquidas, como óleos vegetais (de oliva, girassol, soja etc.), agüentam menos calor ainda: a água quente as deixa instantaneamente menos viscosas e elas se desprendem da panela no ato. É claro que, para uma lavagem perfeita, é necessário um detergente. Esses produtos fazem a gordura líquida aderir à água e ser enxaguada junto com ela. Mas, se a limpeza não for caprichada, a panela irá atrair ainda mais gordura quando for de novo para fogão. “A tendência é que mais gordura se cole a uma panela suja do que a uma limpa”, afirma o químico Massuo Kato, também da USP.
A razão disso é que a sujeira tem maior afinidade química com uma superfície já engordurada. Assim, é preciso tomar ainda mais cuidado com aquela panela velha. Ela pode até fazer comida boa, mas, como geralmente tem superfície irregular, fica com muito mais gordura incrustada.