Como a planta gira conforme o Sol?

Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor – na verdade, um conjunto de até 2 mil microflores que ficam no círculo entre as pétalas – pende como uma bandeja virada para […]

Atualizado em 22 fev 2024, 11h06 - Publicado em 18 abr 2011, 18h52

Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor – na verdade, um conjunto de até 2 mil microflores que ficam no círculo entre as pétalas – pende como uma bandeja virada para o Sol. “Isso ocorre porque o crescimento do caule da planta responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol”, afirma o engenheiro agrônomo Osvaldo Vasconcellos Vieira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Londrina (PR). A ação do hormônio do crescimento também interfere no comportamento do caule da planta quando faz sol. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original. Entretanto, o gira-gira só dura até o vegetal florescer. “Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar”, diz Osvaldo.

Cultura valiosa
90% das plantações desse vegetal vão para a produção de óleos

O girassol foi uma das últimas plantas comerciais a serem transformadas em gênero agrícola pelo homem. Os pioneiros foram os índios americanos, que já cultivavam a flor 3 mil anos atrás, na região central dos Estados Unidos. “Hoje, cerca de 90% da área plantada é usada na produção de óleos. Afinal, o girassol é o cereal com maior teor de óleo por grão: às vezes, o líquido responde por quase metade do conteúdo”, afirma o engenheiro agrônomo Osvaldo Vieira. Outra vantagem é que o líquido da planta é bem versátil, servindo também como matéria-prima para sabonetes e tintas.