Como e por que as pessoas envelhecem?

Por Suzana Paquete
Atualizado em 22 fev 2024, 11h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Todas as células do corpo humano nascem com um tempo de vida determinado. É como se nelas existisse uma espécie de relógio, que determina a capacidade daquele organismo de viver. Mas a velocidade com que os ponteiros andam depende da herança genética de cada um e da influência de fatores externos.

“A exposição a fatores de risco, como obesidade, má alimentação, sedentarismo e stress, acelera o processo de envelhecimento”, diz a geriatra Maristela Soubihe, diretora da Conte Comigo, empresa que presta assistência a idosos e pessoas com dependência, em São Paulo. O avanço da medicina tem ajudado a atrasar um pouco esses reloginhos, até mesmo os daquelas pessoas que já nascem com alguma predisposição a problemas de saúde.

Um bom exemplo são os diabéticos, que morriam mais cedo há algumas décadas simplesmente porque não havia um conhecimento sólido sobre a doença nem tantos remédios como existem hoje. Mas também não adianta tentar esticar a linha do tempo além do que o corpo agüenta. Por mais que médicos e cientistas invistam em pesquisas nas próximas décadas, sonhar em viver até os 150 anos, por exemplo, parece uma meta quase impossível de ser alcançada.

Hoje, o limite conhecido está na casa dos 120 anos. Após essa idade, os ossos já estão fracos, o pâncreas pára de produzir insulina e os tecidos se deterioram – a ponto de transformar células boas em células cancerígenas. Mesmo sem doenças, o organismo morre por “esgotamento”. É claro que existem aqueles velhinhos que, de tão fortes, fogem de infecções, passam por acidentes, cirurgias e se recuperam em pouquíssimo tempo.

Cada organismo tem sua capacidade e as doenças podem ser mais agressivas em uma pessoa que em outra. Além dessa herança celular, dá para se ter alguma ideia do quanto alguém vai viver observando seu histórico familiar. Portanto, se você tem parentes com 90 anos ou mais, é bom começar a fazer vários planos para a velhice, pois tudo indica que você ainda vai longe…