Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como é uma tartaruga sem o casco?

É um bicho indefeso: sem o casco, a tartaruga deixaria seus principais órgãos totalmente expostos aos predadores. Marca registrada também dos jabutis e dos cágados, o casco é formado por três componentes principais: 1. Camada externa É feita de queratina, uma proteína fibrosa encontrada nas nossas unhas e cabelos 2. Estrutura óssea Dá resistência ao […]

Por Yuri Vasconcelos Atualizado em 4 jul 2018, 20h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47

É um bicho indefeso: sem o casco, a tartaruga deixaria seus principais órgãos totalmente expostos aos predadores. Marca registrada também dos jabutis e dos cágados, o casco é formado por três componentes principais:

1. Camada externa

É feita de queratina, uma proteína fibrosa encontrada nas nossas unhas e cabelos

2. Estrutura óssea

Dá resistência ao casco e faz parte do esqueleto da tartaruga

3. Membrana

Sai da parte de cima e de baixo do casco para revestir internamente os músculos e os órgãos do animal

Continua após a publicidade

Sem essa verdadeira caixa protetora, daria pra ver toda a “beleza interior” desse réptil lerdão. “Se dissecarmos uma tartaruga e retirarmos sua carapaça e seu plastrão (porção superior e inferior do casco, respectivamente), poderemos enxergar os pulmões, os rins, o fígado, o coração, o pâncreas e toda a estrutura interna do animal”, afirma o biólogo Antônio de Pádua Almeida, do Projeto Tamar, que luta pela preservação do animal no Brasil. Ao contrário do que os desenhos animados vivem mostrando, as tartarugas não conseguem se despir de seu casco, pois ele fica fundido ao resto do corpo. Quando o animal cresce, novas camadas de queratina são depositadas, e o casco também aumenta de tamanho.

Nudez total
Pulmões seriam os órgãos mais expostos sem a parte superior do casco

ÓRGÃOS

Entre a parte inferior do casco (plastrão) e alguns órgãos da tartaruga, há uma camada de músculos, com destaque para os grandes músculos peitorais. Os pulmões, por sua vez, são os órgãos que ficam mais próximos da parte de cima do casco (carapaça)

ESQUELETO

Numa comparação com o nosso corpo, o casco da tartaruga corresponde à coluna vertebral e às costelas. Os ossos das patas, do rabo e do pescoço são ligados a ele e têm a capacidade de se retrair, permitindo que a tartaruga se “esconda” sob o casco

Continua após a publicidade
Publicidade