Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Como era o mapa de Hogwarts segundo a franquia “Harry Potter”?

O boxe de luxo de DVDs de "Harry Potter" inclui um mapa da versão cinematográfica do primeiro andar do castelo de Hogwarts. Conheça este cenário mágico

Por Julia Moióli Atualizado em 14 fev 2020, 17h38 - Publicado em 30 mar 2017, 15h14

Esta planta é baseada na disposição dos cenários nos filmes, que diferem dos livros em alguns detalhes. CONTÉM SPOILERS.

1) Ponte de madeira

Em As Relíquias da Morte: Parte 2, é essencial no plano da professora McGonagall (Maggie Smith) para retardar a entrada dos seguidores deVoldemort (Ralph Fiennes). Neville (Matthew Lewis) e Simas (Devon Murray) a explodem com bombas e um feitiço, impedindo que Scabior (Nick Moran) e seu exército invadam a escola.

2) Dormitório da Grifinória

Para entrar na Sala Comunal, é preciso dar a senha certa à Mulher Gorda, figura do quadro mágico que protege esta casa. É aqui que rolam, por exemplo, a celebração dos títulos de quadribol do time de Harry (Daniel Radcliffe). Subindo as escadas, à direita, fica o quarto das meninas. À esquerda, o dos garotos.

3) Enfermaria

Parece um hospital comum, com camas brancas separadas por pequenas divisórias. Mas a área comandada pela Madame Pomfrey (Gemma Jones) trata os alunos com medicina bruxa. Em O Prisioneiro de Azkaban, foi onde Hermione (Emma Watson) e Harry usaram o vira-tempo e mudaram a história de Bicuço e Sirius (Gary Oldman).

  • 4) Gabinete do diretor

    Quem quer entrar na sala do “chefão” precisa antes dar a senha correta à estátua de uma gárgula. Em formato circular e com as paredes cobertas por quadros de ex-diretores, o lugar é cheio de objetos mágicos, como o Chapéu Seletor e a Penseira. Esta última ajuda Harry e Dumbledore (Michael Gambon) a reaver importantes memórias em O Enigma do Príncipe.

    Continua após a publicidade

    5) Salão principal

    Com longas mesas para as quatro casas e um teto enfeitiçado que simula o céu, é um dos grandes pontos de encontro. Aqui, por exemplo, chegam as corujas com mensagens para os alunos. Em As Relíquias da Morte: Parte 2, é o palco para um dos maiores duelos da Batalha de Hogwarts, entre Bellatrix (Helena Bonham Carter) e Molly Weasley (Julie Walters). Também é no salão que rolam a festa de Natal e o anúncio de quem venceu a Taça das Casas.

  • 6) Estufas

    Ficam na área externa e recebem as aulas de herbologia da professora Sprout (Miriam Margolyes). Entre as espécies cultivadas, estão as mandrágoras, que emitem um grito insuportável. Com elas, é feito um tônico que cura a petrificação causada pelo basilisco, no filme A Câmara Secreta. Hermione é uma das alunas que tomam o remédio.

    7) Torre de astronomia

    Neste cômodo, acessado por uma longa escada em espiral, Snape (Alan Rickman) mata Dumbledore em O Enigma do Príncipe. Também é daqui que o diretor de Hogwarts e Harry aparatam para uma caverna em busca do medalhão de Slytherin – uma das horcruxes de Voldemort.

    8) Novo viaduto

    Leva à entrada principal do castelo. Em As Relíquias da Morte: Parte 2, é protegido pelas estátuas que “decoram” Hogwarts. Elas ganham movimento graças ao feitiço Piertotum Locomotor, da professora McGonagall. Os guerreiros de pedra ajudam a atrasar a entrada dos Comensais da Morte em Hogwarts.

    FONTES Site IMDB, livros e filmes da série

    Continua após a publicidade
    Publicidade