GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como era o treinamento de um ninja?

Entre os séculos 15 e 17, os “shinobi” – algo como “ladrão” em japonês – praticavam camuflagem, sabotagem e assassinato no meio do mato. Eles viviam em vilas nas montanhas, onde podiam treinar discretamente. “Havia grandes clãs de guerreiros, e as técnicas eram passadas de geração a geração dentro da mesma família”, afirma Stephen Turnbull, especialista em história militar do Japão. Era comum que os ninjas – termo que pegou no Ocidente por ser mais fácil de pronunciar – fossem contratados por um senhor feudal para matar rivais sem levantar suspeitas. E foi assim que esses guerreiros sobreviveram por 200 anos. A partir do século 19, começaram a surgir lendas a respeito desses espiões nipônicos – eles teriam sido capazes de voar, andar sobre as águas e se tornar invisíveis. Foi essa versão que o cinema adotou.

Ninja Ninja

Ninja (/)

TRABALHO SECRETO

Desde cedo, o ninja era preparado para agir infiltrado, realizar atentados e, diz a lenda, controlar a natureza

ESCALADA LIGEIRA

Os ninjas eram mestres em
 subir muros altos de forma ágil e silenciosa. Eles se apoiavam uns nos outros ou usavam pedaços de bambu ligado por uma corda (“kunai”). O aparelho era flexível, mas travava ao ser esticado. Eles também andavam sobre a água com pés fincados em baldes e improvisando remos com pedaços de madeira.

RESPEITO AOS MAIS VELHOS

Veteranos planejavam as missões para os jovens executarem eram passadas de geração a geração dentro da mesma família”, afirma Stephen Turnbull, especialista em história militar do Japão. Era comum que os ninjas – termo que pegou no Ocidente por ser mais fácil de pronunciar – fossem contratados por um senhor feudal para matar rivais sem levantar suspeitas. E foi assim que esses guerreiros sobreviveram por 200 anos. A partir do século 19, começaram a surgir lendas a respeito desses espiões nipônicos – eles teriam sido capazes de voar, andar sobre as águas e se tornar invisíveis. Foi essa versão que o cinema adotou.

GENIN

Os aprendizes eram adolescentes e jovens, que treinavam desde que eram crianças. Praticavam
a s ações mais simples de disfarce e auxiliavam os ninjas mais velhos em invasões
e batalhas.

CHUNIN

Treinados pelos jonins, lideravam as ações mais difíceis e treinavam os aprendizes (genins). Chefiavam as missões e eram responsáveis por executar a estratégia dos jonins.

JONIN

Eram os mais experientes. Treinavam
os lutadores
 de ponta e supervisionavam as aulas dadas aos jovens. Planejavam invasões e ataques, mas raramente se envolviam nas missões.

LEIA MAIS

– Como era o treinamento de um gladiador?

– Como era o treinamento de um samurai?

FONTES Ninja: Spirit of the Shadow Warrior, de Stephen K. Hayes, Bill Griffeth e Gregory Lee, e Ninja, The Shadow Warrior, de Joel Levy