Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como fazer um roteiro de sitcom?

Não é apenas criatividade: um seriado de comédia clássico tem uma fórmula para ajudar a construir os episódios

Por Luiz Romero
Atualizado em 22 fev 2024, 10h35 - Publicado em 22 set 2015, 16h10

Nesta matéria, explicamos como é a estrutura básica do roteiro de uma sitcom norte-americana. Para ilustrar esta análise, escolhemos o 11º episódio da 6ª temporada de Friends, “Aquele com a Mesa do Boticário”. O guia está dividido de acordo com os blocos do episódio. Em cada bloco, explicamos qual a função do roteiro naquela parte e contamos como o seriado resolveu essa questão no episódio. Vale dizer que, neste guia, falamos das duas tramas apresentadas no episódio: a principal e a secundária.

Friends 1 Friends 11 a 3 min. – BLOCO 1 -Introdução

Sabe aquela cena breve antes da abertura? Muitas vezes, ela é utilizada pelos roteiristas para apresentar o protagonista do episódio e o objetivo ou problema com o qual ele vai lidar (Sheldon quer decifrar uma equação, por exemplo). Roteiristas mais experientes podem ignorar essa regra e gastar esse tempo para contar uma piada aleatória

História principal:Objetivo – Joey quer manter seu namoro com Janine

Continua após a publicidade

História secundária:

Friends 2 Friends 24 a 8 min. -BLOCO 2 -Objetivo/problema/plano

Após o objetivo ser exposto, a tentativa de alcançá-lo é impedida por um problema. Para resolvê-lo, o protagonista pensa num plano, que colocará em prática mais para a frente. Nesse primeiro bloco, é inserida a história secundária, menor (pode ter apenas três cenas no episódio). Essa rapidez significa que explicações de objetivo, dificuldade e plano precisam ser resumidas em apenas alguns minutos

Continua após a publicidade

História principal:Objetivo – Namorar Janine /Problema – Janine não gosta de Monica e Chandler /Plano – Joey tenta manter a amizade entre os casais com uma mentira

História secundária:Objetivo – Rachel quer manter uma mesa da Pottery Barn (loja de móveis antigos) /Problema – Phoebe odeia Pottery Barn /Plano – Mentir

Curiosidade: Seriados com vários personagens, como Parks & Recreation, podem possuir até três ou quatro histórias secundárias

Continua após a publicidade

Friends 3 Friends 39 a 13 min. -BLOCO 3 -Tentativa/obstáculo/fracasso

Após os comerciais, o herói começa a colocar seu plano em prática. Mas o objetivo não pode ser alcançado agora, porque o episódio acabaria muito rapidamente. Por isso, a primeira tentativa falha. O roteirista inclui nesse segmento alguma complicação pequena, que deve aumentar a tensão. O mesmo (tentativa e fracasso) acontece na história secundária

História principal: Fracasso da 1ª tentativa – Janine revela a mentira sem querer. Joey tenta manter o namoro e pede uma segunda chance. Supera o primeiro obstáculo, mas o desafio continua

Continua após a publicidade

História secundária: Fracasso da 1ª tentativa – Phoebe descobre a origem da mesa. Rachel mente de novo. O primeiro obstáculo pequeno é superado. Mas o problema se mantém

Friends 4 Friends 414 a 18 min. – BLOCO 4 – Tentativa/sucesso ou fracasso

O protagonista está desesperado para alcançar o objetivo. Mas encontra um último obstáculo, que precisa ser resolvido… ou não. Heróis de seriados podem falhar. Imagine como seria chato assistir a um protagonista que sempre triunfa. Seja com fracasso, seja com sucesso, as histórias principal e secundária precisam ser concluídas

Continua após a publicidade

História principal: 2ª tentativa – Joey pede a todos que tentem de novo mas, após jantarem, os três insistem em brigar. O personagem se conforma: não conseguirá reverter a situação

História secundária: 2ª tentativa – Irritado, Ross fala para Rachel levar Phoebe à feira de antiguidades. A cantora descobre a farsa, mas aceita a situação pois gosta dos objetos. Sucesso!

Friends 5 Friends 519 a 21 min. – BLOCO 5 – Conclusão

A última cena serve para uma piada final ou para reforçar a conclusão mostrada no bloco anterior. Todos os problemas devem ser concluídos, porque, no próximo episódio, os personagens precisam estar zerados para uma nova história. Isso significa que eles evoluem pouco: suas relações, defeitos e qualidades precisam ficar iguais

História principal: Conclusão – No café, Joey anuncia que Janine se mudou e o namoro acabou

História secundária:

FONTES Livro The Screenwriter’s Bible, de David Trottier, e sites The Atlantic e The Wise Sloth

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.