GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como foi o caso de espionagem industrial dos EUA na Petrobras?

Os EUA espionaram informações secretas sobre o pré-sal da Petrobras em 2013? Você decide

me-espionagemeua_br

ILUSTRA Victor Beuren

 

ESTA MATÉRIA INTEGRA A REPORTAGEM DE CAPA ESPIONAGEM INDUSTRIAL. CONFIRA AS OUTRAS PARTES:

– Como foi o caso de espionagem industrial entre Coca-Cola e Pepsi?

– Como foi o caso de espionagem industrial entre Microsoft e Oracle?

 

– Como foi o caso de espionagem industrial entre Globo e Record?

– 13 casos de espionagem entre marcas que você usa

– Quais são as principais técnicas de espionagem industrial?

Quais as melhores técnicas contra a espionagem industrial?

 

1) Em 2013, documentos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) foram vazados pelo ex-analista da agência Edward Snowden para o jornal The Guardian. As informações obtidas pela publicação britânica e cedidas ao Fantástico, da TV Globo, indicavam que os dados da Petrobras sobre a camada de pré-sal brasileira poderiam ter sido espionados pelos norte-americanos.

2) A empresa era citada em um documento usado como treinamento de espiões da NSA. Porém, segundo noticiou o Fantástico, isso não revelava claramente se o conteúdo da estatal havia sido roubado e qual seria o tamanho da varredura. Consultada na época, a Petrobras não se manifestou. Também estavam na lista de “stalkeados” o Google e a rede bancária Swift.

3) A reportagem revelou ainda que os EUA agiam com a colaboração da inteligência do Reino Unido, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia. Juntos, eles teriam monitorado mensagens de e-mail, Skype e todo tipo de informação trocada em redes sociais, invadindo a privacidade de cidadãos em todo o mundo – até mesmo a da então presidenta Dilma Rousseff.

4) As revelações causaram mal-estar diplomático em nações aliadas aos EUA. O presidente Barack Obama alegou tratar casos de espionagem “muito a sério” e que consideraria “dar um passo atrás e rever” o trabalho dos serviços de inteligência do seu país. Classificado como “inimigo do estado” pela NSA, Snowden fugiu para a Rússia, onde até hoje vive exilado.

 

+ Debate: A Petrobras deve ser privatizada?

+ Como o petróleo é extraído do fundo do mar?

 

FONTES Livros A Elite do Crime, de James William Coleman, The Spycraft Manual, Barry Davies, Sticky Fingers: Gerenciamento de Risco Global, de Steven Fink; sites G1, UOL, Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo,The New York Times, The Huffington Post, BBC, Daily Mail, The Guardian,FBI, TV Globo, Record; revistas EXAME, VEJA e Época Negócios

CONSULTORIA Eugênio Moretzsohn, ex-integrante da Inteligência das Forças Armadas, palestrante e consultor de práticas de segurança para empresas, e Instituto Euvaldo Lodi: Gerência Executiva de Competitividade Empresarial

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cassiano Salbego

    Ponto 3: “presidenta” não existe, meus caros. Lamentável.

    Curtir